Um vídeo que viralizou nas redes sociais exibe o ex-Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump – que concorre agora para voltar a assumir a liderança do país – a comer batatas fritas, de modo compulsivo, no contexto de uma visita recente que fez a um espaço da cadeia de restaurantes McDonald’s.
Na legenda do post, surge ainda a seguinte provocação: “Além disso, soubemos agora que desapareceu dinheiro da caixa registadora do McDonald’s.”
Mas será que estas imagens são verdadeiras?
Não. Primeiro que tudo, refira-se que a cena ilustrada corresponde a imagens, captadas pela Reuters a 20 de outubro, exibindo o candidato presidencial a trabalhar “atrás do balcão durante uma visita ao McDonald’s em Feasterville-Trevose, Pensilvânia”, no mesmo dia. Porém, em nenhuma das fotografias veiculadas pela referida agência noticiosa se exibe Trump a comer batatas fritas, tal como acontece no vídeo que viralizou nas redes sociais.
Além disso, através da ferramenta de deteção de deepfakes “True Media”, conclui-se que existem “alguns indícios de manipulação” no conteúdo que viralizou nas redes sociais.
A mesma tese foi defendida por diferentes especialistas à agência Reuters. Como, por exemplo, James O’Brien, professor de Ciências Informáticas na Universidade da Califórnia, em Berkeley, que explicou que certos elementos presentes no vídeo comprovam que o mesmo foi concebido com recurso a Inteligência Artificial (IA).
É o caso, por exemplo: dos dedos “extra” passíveis de serem identificados na mão de Trump; de batatas fritas que aparentam “flutuar” na imagem; e do facto de certas partes do pacote de batatas fritas aparecerem e desaparecerem à medida que o candidato republicano vai agarrando no mesmo.
Concluiu-se, portanto, que se trata de um conteúdo manipulado, concebido com o intuito de sustentar uma tese sem qualquer tipo de fundamento.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: