O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo que mostra André Ventura a chamar “bandido” a Lula da Silva é atual?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a ser difundido nas redes sociais (com epicentro no Brasil) um vídeo que mostra o líder do Chega, André Ventura, a garantir que "não temos medo de dizer que Lula da Silva é um bandido". Alega-se que o discurso terá sido proferido aquando da recente visita de Lula da Silva a Portugal, mas na realidade foi gravado em janeiro.

“Linda convenção ontem [20 de abril] em Portugal…. Vejam como o L foi tratado”, indica-se num post datado de 21 de abril de 2023. De acordo com a publicação, que conta com milhares de partilhas, este discurso terá sido uma reação de Ventura à vinda de Lula a Portugal.

Nas imagens, Ventura afirma o seguinte: “Desbravamos caminho na luta contra a subsídio-dependência e nunca tivemos medo de votar ao lado de quem tivesse que ser quando as causas eram justas e nós acreditávamos nelas. Fomos repreendidos por Augusto Santos Silva fomos, é uma medalha igual à mesma repreensão de Ferro Rodrigues. É uma medalha porque é aquela esquerda bafienta que há anos nos quer enclausurar e fechar neste mundo paranóico em que um homem não é um homem e uma mulher não é uma mulher ou em que um subsídio-dependente não é um subsídio-dependente ou até que um bandido não é um bandido e nós não temos medo de dizer que Lula da Silva é um bandido e não teremos medo de o continuar a dizer em Portugal”.

De facto, André Ventura chamou “bandido” a Lula da Silva. No entanto, o vídeo que está a circular desde dia 20 de abril, véspera da chegada de Lula da Silva a Portugal, não é atual. Foi proferido durante a V Convenção Nacional do Chega, no dia 28 de janeiro de 2023, na qual André Ventura foi reeleito líder do partido com 98,3% dos votos.

O principal protesto contra a visita de Lula da Silva, organizado pelo Chega, foi anunciado como a "maior manifestação de sempre” contra um dignitário estrangeiro. O partido estimava a presença de milhares, mas a PSP garantiu que ficou "muito aquém" da estimativa inicial. No TikTok, circulam vários vídeos de manifestações que se tornaram virais no Brasil, mas muitos deles não são atuais e outros nem sequer foram captados em Portugal.

O vídeo foi retirado do contexto e não diz respeito à presença de Lula da Silva no país. No entanto, o Chega manifestou a sua posição – através de cartazes e batendo com os punhos na mesa –  contra a vinda de Lula da Silva a Portugal na Assembleia da República (AR), tendo o protesto valido uma reprimenda do presidente da AR, Augusto Santos Silva.

Refira-se que esta não é a única desinformação a circular relativamente à visita de Lula da Silva a Portugal. O Polígrafo identificou vários vídeos de manifestações que se tornaram virais no Brasil, mas muitos deles não são atuais – à semelhança do que acontece com o vídeo de Ventura – e outros nem sequer foram captados em Portugal.

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque