O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo que mostra “ação retaliatória” russa contra bases aéreas ucranianas é recente?

Internacional
O que está em causa?
Além de o vídeo ser de julho de 2024, não mostra uma ofensiva russa contra bases aéreas ucranianas. O vídeo foi utilizado na época por orgãos de comunicação social para mostrar um ataque que atingiu um hospital pediátrico em Kiev.

Circula no X um vídeo que mostra uma “ação retaliatória” russa que terá destruído sete bases aéreas ucranianas. “Esta guerra vai acabar com a devastação da Ucrânia” diz ainda o “tweet”.

Mas será que o vídeo é atual?

Como já verificaram órgãos de comunicação como o “Lead Stories”, não. O vídeo em causa circula nas redes sociais desde, pelo menos, 8 de julho de 2024

No dia seguinte, o mesmo registo foi publicado pelo jornal “Daily Mail“. “Este é o momento em que um míssil de cruzeiro russo KH-101 atingiu um hospital pediátrico em Kiev”, lê-se na descrição. “O vídeo mostra um míssil a cair no Hospital Pediátrico de Ohmatdyt a 8 de julho.”

Ainda que o vídeo que tem circulado nas redes sociais mostre, efetivamente, um ataque russo na Ucrânia, não é recente – é de, pelo menos, 8 de julho do ano passado – e não mostra uma ofensiva contra bases aéreas ucranianas.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Artigo de Opinião | A ideia de que a Rússia está a criar uma rede de fact-checking para combater a desinformação parece um enredo orwelliano. Não é piada, embora pudesse ...

Em destaque