O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo que exibe motards a realizar “manobras perigosas” e a circular “em contramão” na Avenida Marginal é real?

Sociedade
O que está em causa?
O vídeo começou a circular nas redes sociais na terça-feira, ilustrando um incidente que terá acontecido na Avenida Marginal, em Lisboa, em data indeterminada. A PSP confirmou ao Polígrafo ter “conhecimento dos factos” e que está já “a proceder a diligências no intuito de identificar os infratores em causa”.

“Em Lisboa, centenas de motards efetuam manobras perigosas e andam em contramão para fugir ao trânsito.” Esta é a legenda que acompanha uma das várias publicações, partilhadas nos últimos dias nas redes sociais, a dar conta de uma situação que teria ocorrido numa das mais movimentadas vias de Lisboa, a Avenida Marginal, facilmente identificável através da gravação.

Nas imagens, avistam-se, de facto, várias motas – ainda que não “centenas” – a realizar as infrações descritas, numa altura em que circulavam também vários automóveis naquela estrada, que se viram forçados a interromper a marcha. Não se revela, em qualquer momento, quando terá sido captado o vídeo.

Mas serão estas imagens reais?

Sim. Ao Polígrafo, a Polícia de Segurança Pública (PSP) confirmou ter “conhecimento dos factos, estando já a proceder a diligências no intuito de identificar os infratores em causa”. Não foi, no entanto, possível a esta força policial fornecer mais detalhes sobre a ocorrência.

Na sequência do incidente, deixou ainda um apelo “a todos os condutores” para “que se abstenham de manobras e comportamentos de risco de forma a prevenir e evitar acidentes rodoviários”.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque