O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo partilhado viralmente no WhatsApp mostra fissura na ponte Vasco da Gama?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Muitos garantem que é a ponte Vasco da Gama em Lisboa, mas também há quem aponte para outras pontes em Portugal. O vídeo saltou do TikTok para o WhatsApp e está ser partilhado viralmente. Nas imagens vê-se uma fissura na estrutura em betão de uma ponte que parece estar em perigo de derrocada.

O vídeo impressiona pela dimensão da fissura na estrutura do tabuleiro de uma ponte, claramente visível mesmo tendo sido filmado a uma distância considerável. Tem origem no TikTok mas saltou para o WhatsApp e está a ser partilhado viralmente entre utilizadores portugueses, muitos dos quais garantem que as imagens retratam a ponte Vasco da Gama em Lisboa.

Também há quem aponte para outras pontes em Portugal. No entanto, em publicações noutras línguas, remete-se para pontes nos respetivos países o que levanta desde logo suspeitas quando à veracidade dos alertas.

Através de ferramentas de pesquisa identifica-se a origem das imagens num vídeo publicado a 26 de outubro no TikTok, em que se alerta para uma “tragédia prevista” na ponte Rio-Niterói que atravessa a Baía de Guanabara, no Estado brasileiro do Rio de Janeiro.

Segundo informou a CNN Brasil em novembro de 2022, a estrutura da ponte Rio-Niterói sofreu o impacto da colisão de um navio que motivou vistorias e ações de reparação.

Entretanto, a Agência Lupa, plataforma brasileira de fact-checking, apurou que as imagens do vídeo retratam mesmo a ponte Rio-Niterói, mas foram captadas em 2014. Mais, a aparente fissura afinal não passa de uma junta de dilatação, esclareceu a concessionária CCR Ponte.

“Esta abertura é necessária e consiste numa separação física entre as duas partes de uma estrutura, para que estas possam se movimentar sem transmitir esforços entre si”, assegurou a empresa. As juntas de dilatação estão instaladas a cada 400 metros da estrutura, tendo 13 centímetros de largura.

Importa ainda referir que estas imagens já tinham sido associadas, em 2019, a uma estrutura rodoviária em Espírito Santo, no Brasil, avisando-se que estaria “prestes a cair”. Alusões similares também já tinham sido feitas relativamente a outras pontes no Brasil, assim como no Canadá.

Conclusão: o vídeo não é atual e não retrata uma qualquer ponte em Portugal.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque