"Tropas ucranianas atacam um conjunto de veículos blindados russos com dezenas de tanques enviados pelo Reino Unido", lê-se numa publicação no Facebook, datada de 4 de maio. Em anexo, o autor partilha um vídeo com mais de oito minutos com várias imagens de veículos militares.

Amplamente difundido também no YouTube, é verdade que este vídeo mostra as tropas ucranianas a atacar um conjunto de veículos militares russos com dezenas de "tanques enviados pelo Reino Unido"?

Não, não é. Desde logo porque o vídeo em causa, com várias imagens de tanques, não tem absolutamente nenhuma gravação que prove que as tropas ucranianas tenham atacado os veículos militares da Rússia.

No Youtube, assegura-se que "a narrativa do vídeo foi retirada de fontes oficiais", entre elas um artigo de 2 de abril de 2022 do jornal online britânico "inews" e que relata que o Reino Unido se ofereceu para enviar tanques para a Polónia, de forma a permitir que equipamentos militares pesados sejam enviados para a Ucrânia ". Mas a verdade é que nem o artigo em si nem o narrador do vídeo difundido referem que as tropas ucranianas atacaram os veículos blindados russos.

Aos 21 segundos de vídeo, lê-se em forma de legenda que a Grã-Bretanha "planeia enviar tanques para a Polónia" para ajudar a Ucrânia, ao mesmo tempo que vão sendo mostrados veículos militares com uma bandeira do Reino Unido. É então que o narrador diz: "A Grã-Bretanha está a planear enviar tanques para a Polónia, numa escalada significativa do seu apoio militar, de forma a que Ucrânia possa ser ajudada (e abastecida) pelo Governo polaco com tanques T-72 da era soviética."

Também o "The Wall Street Journal" relatou esta oferta do Governo de Boris Johnson, num artigo de 22 de abril: "O governo britânico está a considerar enviar tanques para a Polónia para ajudar Varsóvia a enviar os seus próprios veículos para a Ucrânia, disse o primeiro-ministro Boris Johnson na sexta-feira, ao admitir que a Rússia poderia vencer a guerra contra a Ucrânia".

Os restantes minutos de locução incluídos no vídeo são retirados do artigo da "inews" e permanecem até aos quatro minutos, sendo seguidos por imagens. No dia 25 de abril, a Polónia confirmou ter recebido tanques do Reino Unido, como informou a "Reuters" num artigo do mesmo dia, o que desmente completamente a alegação de que os britânicos estariam a enviar tanques para a Ucrânia.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network