Um utilizador partilhou no X um vídeo no qual alerta para um suposto esquema fraudulento: em parques de estacionamento, coloca-se um autocolante com um QR Code falso em cima do código verdadeiro que permite pagar o estacionamento.
“Verifiquem os códigos QR antes de pagar o estacionamento!”, começou por avisar o autor do tweet. “Os malandros colocam os seus próprios códigos QR que levam a páginas falsas, tu pagas a eles em vez do estacionamento. E ainda pagam uma multa porque não pagaram o estacionamento”, concluiu.
No entanto, na caixa de comentários há quem diga que o vídeo em questão não foi gravado em Portugal. Será verdade?
O local onde terá sido colocado o autocolante do falso código QR não contém nenhuma palavra escrita em português. A voz presente no vídeo também não fala português, mas sim inglês.
O vídeo, que foi partilhado no X este mês, já a 16 de outubro foi publicado num artigo do jornal irlandês “The Irish Sun”. O artigo em causa refere-se, efetivamente, ao esquema referido na publicação na rede social.
No entanto, na versão publicada no artigo é possível ver no topo do enquadramento, no início do vídeo, o logotipo cor de rosa onde existe um “P” em branco. É o logótipo da marca Payzone Ireland, uma empresa de pagamentos que permite, entre outras coisas, pagar parques de estacionamento. Acontece que a empresa apenas opera na Irlanda (existe também a Payzone UK, que só opera no Reino Unido), pelo que o vídeo não terá sido gravado em Portugal.
Desta forma, já foram noticiados casos no estrangeiro do esquema fraudulento apresentado na publicação de X, no entanto o vídeo usado para ilustrar o caso não foi gravado em Portugal mas sim na Irlanda.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: