"Explosão no aeroporto", escreve apenas o autor de uma publicação no Facebook, de 24 de maio, ao partilhar um vídeo que teve origem na rede social TikTok. Na legenda do vídeo lê-se: "Na preparação para a chegada da elite da Organização Mundial de Saúde (OMS), para um encontro sobre o tratado internacional sobre pandemias, duas grandes explosões ocorreram no aeroporto de Genebra, na Suíça. O evento foi cancelado depois de o aeroporto ter coincidentemente explodido. Tenham um grande domingo."

Afinal, o que se passou?

Antes de mais, o aeroporto de Genebra não explodiu, mas houve um incêndio num edifício em construção perto das instalações, mas fora do perímetro do aeroporto. A única consequência direta foi o atraso de alguns voos devido à intensidade do fumo negro, visível no vídeo em causa. O incêndio foi noticiado no jornal suíço "The Local", no britânico "Daily Mail", entre outros, e também no canal "Storyful News & Weather".

O aeroporto de Genebra também emitiu um comunicado no seu site oficial, a 24 de maio, que inclui um vídeo que mostra o incêndio de um ângulo semelhante àquele que tem circulado em posts com desinformação. De acordo com a nota, o tráfego aéreo esteve interrompido durante cerca de duas horas, 14 voos foram divergidos para outros aeroportos e 22 foram cancelados.

No entanto, o fogo não levou ao cancelamento de nenhum encontro da OMS em Genebra. A 75.ª Assembleia Mundial da Saúde decorreu, como era esperado, entre 22 e 28 de maio. Nenhum dos comunicados oficiais ou redes sociais mencionam que a assembleia ou qualquer outro encontro tenha sido cancelado por causa do incêndio.

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network