O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo no Instagram. Pedro Nuno Santos prometeu que vai “roubar Portugal inteiro”?

Política
O que está em causa?
Saltou do Instagram para o Facebook e outras redes sociais, um vídeo com excertos de um discurso de Pedro Nuno Santos, líder do PS, em que surge a dizer que vai "roubar Portugal inteiro" e a reconhecer que não fez "nada" quando era ministro das Infraestruturas. Mas tudo não passa de uma manipulação grosseira de voz e imagem, resultando em desinformação.

Não há dúvida de que as imagens retratam Pedro Nuno Santos a discursar e a voz também parece ser a do líder do PS. O problema é o conteúdo do discurso que não corresponde à realidade.

Eu vou roubar Portugal inteiro, não tenho dúvidas nisso. Não fiz nada no meu Governo passado, quando eu estava a ministro das Infraestruturas, gamamos, gamamos e gamamos”, ouve-se Pedro Nuno Santos afirmar, rodeado de painéis com o slogan da campanha eleitoral do PS – “Portugal inteiro” – em destaque.

Depois ainda sublinha que “o André Ventura é a nossa solução para o país e todos nós sabemos disso”.

Através de uma análise aos últimos discursos proferidos por Pedro Nuno Santos na campanha para as eleições legislativas, porém, verificamos que nunca proferiu tais declarações.

No clip de vídeo em causa – que está a ser difundido nas redes sociais – assiste-se a uma colagem de palavras ditas por Pedro Nuno Santos em diferentes contextos e com significados distintos.

Ou seja, conjugam-se frases apócrifas mediante palavras isoladas, num exercício de manipulação grosseira de voz e imagem.

E apesar da inverosimilhança da referência a André Ventura como “a nossa solução”, muitos comentários às publicações deste vídeo são de pessoas enganadas que acreditam que Pedro Nuno Santos realmente proferiu tais declarações. É simplesmente falso, manipulado.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes