O rumor, que circula há alguns anos nas redes sociais, voltou a viralizar depois de o tema do aborto ter sido discutido nos Estados Unidos. No Tik Tok, grande parte dos vídeos experimentais que revelam o "comprimido" já foram eliminados, mas pode ver o tweet abaixo, difundido em 2019, que conta com milhares de partilhas:

De acordo com o portal do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a pílula do dia seguinte (contraceção de emergência) "é o único método que pode ser utilizado após a relação sexual para prevenir a gravidez não desejada", embora não seja "um método de planeamento familiar".

Este pequeno medicamento deve ser tomado "nas primeiras 48 horas após a relação sexual e apenas quando o método contraceptivo habitual falha ou foi esquecido", já que "a eficácia é tanto maior quanto mais precocemente for tomada a pílula".

Apesar de o seu uso se ter generalizado nos últimos anos, será que os testes de gravidez incluem uma destas pastilhas no seu interior? Claro que não.

A ClearBlue, por exemplo, uma das marcas mais populares na venda de testes de gravidez, já abordou este tópico em 2019, quando divulgou um post no Facebook com a seguinte informação: "Tivemos conhecimento dos vídeos que circulam nas redes sociais sobre os testes de gravidez ClearBlue e o comprimido que pode ser encontrado dentro dos mesmos. Os testes ClearBlue não contêm uma pílula do dia seguinte. Todos os nossos testes têm um pequeno comprimido dessecante que é incluído para absorver a humidade e que não deve ser tomado."

Recorde-se que a pílula do dia seguinte pode ser adquirida gratuitamente no centro de saúde, através de uma consulta de planeamento familiar, ou no hospital, no serviço de ginecologia e obstetrícia. Pode ainda adquiri-la em qualquer farmácia através do processo de venda livre.

________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network