O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra soldados israelitas queimados vivos pelo Hamas?

Guerra Israel-Hamas
O que está em causa?
“Terroristas do Hamas queimam vivos soldados israelitas capturados. Será necessário um tal nível de crueldade?”, destaca "tweet" divulgado a 13 de outubro. Será verdade?

Várias publicações, que rapidamente se multiplicaram, estão a difundir um vídeo com a informação de que se trata de execuções realizadas nos últimos dias, já após 7 de outubro, no âmbito da mais recente guerra entre o Hamas e Israel.

As imagens mostram duas pessoas equipadas com camuflado, presas por uma corda, a serem queimadas vivas numa fogueira, com uma mensagem de um dos seus carrascos a encerrar a gravação.

twitter

O vídeo é atual?

Não. Este vídeo foi divulgado em dezembro de 2016 pelo DAESH e reproduzido em vários órgãos de comunicação social e redes sociais. Apesar de a verificação da sua autenticidade não poder ter sido efetiva, tudo indica que se tratou da execução de dois soldados turcos às mãos do Daesh, depois de terem sido capturados no Norte da Síria.

A legitimar esta versão está o facto de, um mês antes, a BBC ter noticiado que oficiais militares turcos reportaram a perda do contacto com duas das unidades, nos arredores de Al-Bab (Síria), numa batalha contra o Daesh.

É por isso falso que estas imagens de extrema violência digam respeito à execução de soldados israelitas pelo Hamas. O vídeo é, pelo menos, de final de 2016, e ao que tudo indica mostra a execução de militares turcos às mãos do Daesh.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque