“Assim o Hamas engana o mundo com a sua propaganda. Estes terroristas merecem ser varridos do mapa?”
Um vídeo de 56 segundos é introduzido por esta mensagem, na rede social X (antigo Twitter). Nele, parece estar-se num cenário real de guerra, como uma criança ferida e sentada numa maca, até que se percebe que tudo é uma encenação, com recurso a maquilhagem, para simular o sangue na menina que é o centro da filmagem.
A bandeira da Palestina sugere que tudo se passa na Faixa de Gaza, território há mais de um mês bombardeado por Israel.
Trata-se mesmo de forjar ferimentos, no atual contexto de guerra que se vive em território palestiniano?
Uma pesquisa reversa de imagens esclarece que, de facto, realidade e ficção estão misturadas, mas não através de uma manipulação efetuada por palestinianos para simular ferimentos causados por ataques israelitas. As imagens dizem respeito, sim, à curta-metragem “The Reality”, realizada e interpretada por libaneses, em apoio à causa palestiniana. A prova disso é o facto do mesmo exato trecho estar publicado por um dos atores do filme, Rami Jardali, na sua conta do Instagram.
Através da legenda dessa publicação, nas tags, identificam-se duas outras pessoas-chave no filme, que também partilham fotografias e vídeos relacionados com a gravação da obra cinematográfica: Mahamoud Ramzi (realizador) e Omar Atabb (ator).
É, assim, falso que as imagens publicadas retratem uma dissimulação de guerra, designadamente de uma criança ferida, para gerar antipatia relativamente a Israel.
Trata-se, antes, de uma gravação assumidamente ficcional, em que são mostrados os bastidores da realização de uma curta-metragem, que retrata a vida nos territórios palestinianos.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: