O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Este vídeo mostra exercícios militares navais da Rússia junto à costa dos EUA?

Geração V
O que está em causa?
Foi divulgado na rede social X um vídeo que revela aparentes exercícios navais com lançamento de mísseis. De acordo com o "tweet", foram realizados pela Rússia, perto da costa da Flórida, nos Estados Unidos da América (EUA). Verdadeiro ou falso?

Por causa da invasão da Ucrânia por forças militares da Rússia, iniciada em fevereiro de 2022, além do recrudescimento do conflito israelo-palestiniano na Faixa de Gaza, em outubro de 2023, o clima de tensão entre os EUA e a Rússia tem vindo a aumentar. É neste contexto que surgem várias publicações nas redes sociais que parecem ter o intuito de agudizar essa tensão entre duas super-potências mundiais. Por exemplo, um tweet de 16 de junho sugere que a Rússia estará a fazer exercícios militares nas imediações da costa da Flórida, EUA.

“A Rússia está a conduzir exercícios navais utilizando submarinos nucleares a apenas 100 quilómetros da costa da Flórida. Este ‘lembrete’ surge no momento em que os Estados Unidos inundam um país que faz fronteira com a Rússia [Ucrânia] com armas e autorizam a sua ‘utilização’ contra alvos dentro da Rússia”, indica-se na descrição do tweet que soma mais de 280 mil visualizações. 

Esta publicação surge depois de os países aliados da NATO terem admitido a utilização de armas ocidentais em ataques da Ucrânia contra a Rússia, no seu próprio território. No caso dos EUA, apenas podem ser utilizadas armas norte-americanas (mísseis e lançadores de mísseis) contra a Rússia perto da região de Kharkiv. A autorização não permite à Ucrânia utilizar armas de longo alcance em solo russo.  

É verdade que a Rússia realizou exercícios navais táticos junto à costa norte-americana em resposta a estas ações? 

Não. O vídeo mostra um lançamento de mísseis, sim, mas que foi realizado em 2018 no Mar Branco, perto da Rússia. Ou seja, a mais de 8 mil quilómetros da costa da Flórida.

Através da marca de água patente no vídeo verifica-se que este excerto tem origem num vídeo publicado no canal de YouTubeVoice of America”, no dia 23 de maio de 2018. “O Ministério da Defesa da Rússia divulgou um vídeo de um submarino nuclear testando quatro mísseis balísticos”, destaca-se no respetivo título.

O vídeo original foi difundido pelo Ministério da Defesa da Rússia na sua página oficial no YouTube. A agência russa TASS, noticiou no dia 22 de maio de 2018 que “o submarino nuclear russo Yuri Dolgoruky fez um teste de lançamento bem-sucedido de quatro mísseis balísticos intercontinentais Bulava do Mar Branco”, confirmando assim a origem do vídeo e do que se tratou exatamente.

Assim, a informação veiculada na publicação é falsa.

Embora o vídeo mostre exercícios navais da Rússia, estes não se realizaram perto da costa norte-americana e não são atuais, nem recentes.

_______________________________

Geração V

Este artigo foi desenvolvido pelo Polígrafo no âmbito do projeto “Geração V – em nome da Verdade”, uma rede nacional de jovens fact-checkers. O projeto foi concretizado em parceria com a Fundação Porticus, que o financia. Os dados, informações ou pontos de vista expressos neste âmbito, são da responsabilidade dos autores, pessoas entrevistadas, editores e do próprio Polígrafo enquanto coordenador do projeto.

*Texto editado por Marta Ferreira.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque