O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra Robert De Niro a confrontar manifestantes pró-Palestina?

Internacional
O que está em causa?
Nas últimas semanas, cresceram na sociedade americana, em especial nas universidades, os protestos contra Israel e a sua operação militar na Faixa de Gaza. Agora, circula nas redes sociais um vídeo que, alegadamente, mostra uma ação de contra-manifestação de Robert De Niro a esse movimento de apoio à Palestina. Será mesmo assim?

Neste vídeo, que se tornou viral logo no primeiro dia de maio, pode ver-se Robert De Niro a dirigir-se, indignado, a um grupo de pessoas e a proferir frases como “Isto não é um filme, isto é real”; “Apoiem todos os vossos como se estivessem a dizer disparates e depois vão para casa”; “Eles dizem que o vão fazer outra vez!”; “Nenhum de nós quer isso” ou “vamos todos levar isto a sério”.

Todo o enquadramento do vídeo faz crer que o conhecido ator repreendia um grupo de manifestantes pró-Palestina e pedia-lhes que parassem com o protesto que ali ocorria, no contexto das ações daquele tipo que se têm multiplicado nos Estados Unidos contra a intervenção militar de Israel na Faixa de Gaza e a morte de milhares de civis daí resultante. Por exemplo, na legendagem que é feita das palavras de De Niro, a seguir a “eles dizem que o vão fazer outra vez” é acrescentada a data “7 de outubro”, numa alusão ao ataque do Hamas no sul de Israel. Uma das versões do vídeo publicado tem, inclusive, na sua parte superior, uma etiqueta inscrita com o comentário “Robert De Niro está com Israel”.

O suposto apoio a Israel do também realizador levou à polarização nas redes sociais, com várias contas a mostrarem indignação, surpresa e censura e, no extremo oposto, outras tantas a revelarem grande satisfação e a elogiarem-no.

O enquadramento e a sugestão de conteúdo do vídeo são verdadeiros? 

Não. A plataforma Netflix explicou à Associated Press ao que, de facto, correspondiam aquelas imagens: às gravações da sua próxima série que será protagonizada por De Niro, “Zero Day”, efetuadas nas ruas Nova York.

O desmentido também foi feito por uma das próprias atrizes da série, Mozhan Marno, que na sua conta do X respondeu a uma das publicações que veiculava o vídeo como se se tratasse de uma cena real, alertando para o facto de aquelas imagens serem “um discurso que corresponde ao seu personagem na série ‘Zero Day’ da Netflix”. 

Finalmente, a Getty Images tem já disponível uma série de fotografias de Robert De Niro a trabalhar nas filmagens de “Zero Day”, ao que tudo indica na mesma altura que foi realizada aquela gravação (27 de abril), pela semelhança nos óculos, roupa e espaço que rodeia o consagrado ator de 80 anos.

É, por isso, falso que De Niro tenha confrontado manifestantes pró-Palestina nas ruas de Nova York, exortando-os a parar os protestos. O vídeo divulgado nas redes sociais é ficção, ou seja, mostra um momento da gravação da série em que o ator será protagonista. O enquadramento realizado na sua divulgação foi enganoso, pretendendo transmitir a ideia de que era real e mostrava oposição aos protestos contra a ação de Israel na Faixa de Gaza.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque