O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra recente explosão de bomba de gasolina em Israel provocada por ataque do Irão?

Internacional
O que está em causa?
Partilhado no TikTok, este registo mostra uma explosão alegadamente provocada pelo Irão, dias depois do reacendimento da guerra entre Israel e a Palestina. É verdadeiro?

Um vídeo que mostra uma enorme explosão numa bomba de gasolina – e que tem circulado nos últimos dias nas redes sociais – é enquadrado pela inserção das seguintes legendas: “Ataque do Irão a uma bomba de gasolina em Israel” e “Israel hoje”. O contexto que lhe é dado é assim o do conflito iniciado pelo ataque de Hamas ao Sul de Israel no dia 7 de outubro, mas que, assim, já teria alastrado a mais países do mundo árabe, no caso ao Irão.

[widget-tiktok url=”https://www.tiktok.com/@alimukhlis26/video/7294335444332973342?_r=1″ /]

A informação sobre o tempo, o espaço e o acontecimento em si é verdadeira?

Não. Toda a informação veiculada pela publicação é falsa. A explosão foi acidental e ocorreu em agosto (dia 8) de 2014 na Rússia, mais propriamente na cidade de Makhachkala, capital da república do Daguestão. Várias notícias (ver aqui e aqui) reportaram o ocorrido, que terá tido origem numa primeira explosão de um camião-tanque que transportava gás, seguindo-se uma outra, ainda maior, que envolveu toda a estação de combustível.

Os autores da publicação original, que falsifica a explicação das coordenadas do acontecimento, tiveram até a preocupação de obstaculizar a eventual verificação das imagens através de meios tecnológicos. Para tal editaram a disposição do vídeo que casualmente captou o sucedido (realizado por moradores vizinhos do posto de combustível) e que está no YouTube.

Na comparação entre as duas versões, conforme constata o jornal de fact-checking Lead Stories, é visível que na segunda (a que suporta a informação falsa) as imagens são invertidas e verticalizadas. Assim, o vídeo postado no TikTok é um trecho ampliado da gravação do YouTube, em que os edifícios com telhados azuis passam a estar à esquerda e há uma mudança nas alturas relativas dos postes de sinalização e na direção das sombras projetadas no solo.

É falso, então, que as imagens retratem a explosão recente de uma bomba de gasolina em Israel provocada pelo Irão. Tratou-se, sim, de uma explosão acidental, em 2014, num território russo que, curiosamente, é de maioria muçulmana.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque