O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra rasto de poluição deixado por jovens após festival “para lutar por um planeta limpo”?

Sociedade
O que está em causa?
Uma grande quantidade de tendas, lixo e plástico é exibida em imagens captadas por drone e partilhadas no X. Alega-se que foram filmadas após um "festival para lutar por um planeta limpo" e que este é um reflexo da "Geração Z". Confirma-se?

“Os jovens reuniram-se num festival para lutar por um planeta limpo. Mas lá se drogam, esquecem-se da tenda do acampamento e vão para casa. Geração Z”, lê-se num tweet que partilha o vídeo em causa, exibindo imagens do rasto de poluição deixado no espaço do suposto festival.

Nas imagens, aparentemente captadas por um drone, vêem-se centenas de tendas deixadas para trás, muito lixo e plástico pelo chão, mas não se diz qual o festival ou quando ocorreu.

As imagens são autênticas e dizem respeito a um festival que promovia a luta “por um planeta limpo”?

São autênticas e originalmente publicadas no dia 26 de agosto pelo fotógrafo Chris Gorman – conhecido por “The Big Ladder Photographer” – nas suas redes sociais, nomeadamente no YouTube e Instagram. Na descrição, Gorman explicou que aquele tinha sido o resultado da “noite anterior” no “rescaldo do Reading Festival UK 2024”. O vídeo foi “filmado às 13h do dia 26 de agosto de 2024”, detalhou.

No entanto, o festival em causa é um festival de música que não tem relação com as causas climáticas. Realiza-se anualmente e em simultâneo nas cidades de Reading e Leeds, no Reino Unido. Este ano decorreu entre os dias 21 e 25 de agosto e, embora tenha uma componente de sustentabilidade, não é esse o propósito do festival.

Todos os anos, o lixo e poluição deixados para trás após a realização deste festival saltam à vista em várias notícias (exemplos no jornal “The Independent” em 2021, na Sky News em 2022 e na BBC em 2023), mas, ainda assim, este não permanece no local. A operação de limpeza do local começou logo após o fim do festival, com voluntários a recolher as tendas e lixo deixados pelos participantes.

De acordo com Elisa Miles, presidente de uma associação de residentes do distrito de Warren, em declarações à BBC, apesar dos avisos e apelos aos festivaleiros para recolherem o seu lixo e levarem as tendas para casa, este tem sido “um problema recorrente após o término do festival”.

Miles considera que este ano houve uma pequena melhoria, com menos tendas deixadas no recinto, mas “ainda há muito lixo” e demais objetos como latas de comida, colchões de ar, roupas e botas de borracha, deixados pelos participantes. De resto, explica que tudo o que é recolhido pelos voluntários “vai para arrecadar fundos para outras iniciativas da associação de moradores”, ou é doado.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque