O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra queda aparatosa de Joe Biden nas escadas de avião ao desembarcar na Polónia?

Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a ser partilhado viralmente nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra o atual Presidente dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, a cair nas escadas de um avião, na recente chegada à Polónia, de regresso da Ucrânia. Verdadeiro ou falso?

“Joe Biden leva um capote ao sair do avião. Eu só torço para ele aguentar até ao final do mandato, senão assume a psolista deles, a Kamala Harris”, descreve-se numa das publicações do vídeo em causa, neste caso em língua portuguesa (também encontramos descrições em inglês e castelhano), que está a ser partilhado viralmente em redes sociais como o Facebook, Instagram e Twitter.

Nas imagens parece ver-se um homem a cair nas escadas do avião, mas terá sido mesmo Joe Biden?

Estas imagens foram gravadas no dia 20 de fevereiro de 2023, quando o avião do Presidente dos EUA aterrou no Aeroporto Chopin em Varsóvia, Polónia, no regresso da visita (não anunciada) a Kiev, na Ucrânia. A indicação sobre a data e o local surge no canto inferior do vídeo, em língua polaca, no que parece ser uma transmissão do momento num telejornal daquele país.

Na Polónia, poucos dias antes do primeiro aniversário do início da invasão da Ucrânia por forças militares russas, Biden reafirmou o seu apoio à Ucrânia e às democracias em todo o mundo. E posteriormente tropeçou e perdeu o equilíbrio noutro momento, quando subia as escadas para embarcar no avião a 22 de fevereiro, de regresso aos EUA. Mas esse é outro vídeo (a subir as escadas, não a descer) e, de qualquer modo, não chegou a cair.

No vídeo em causa, porém, a pessoa que cai nas escadas não é Biden, segundo apurou a AFP Checamos junto da Casa Branca. “A pessoa que aparece naquele vídeo não era o Presidente dos EUA“, garantiu Sean Savett, porta-voz do Conselho de Segurança Nacional.

Está a ser partilhado nas redes sociais e parece mostrar o atual Presidente da Ucrânia a dançar ao som de uma música pop, usando um top curto e saltos altos. Será este vídeo real?

“Fotografias da AFP – e vídeos publicados por outros meios de comunicação, incluindo ABC News e Sky News – mostram a chegada de Biden à Polónia, na qual é possível vê-lo descendo as escadas sozinho e sem incidentes. O Presidente utilizou uma rampa anexada à entrada localizada na frente do avião, em vez da entrada traseira, de onde se avistava a pessoa caindo ao descer a passarela junto a várias outras”, informou a AFP Checamos, em artigo de verificação de factos sobre o vídeo viral.

“A cobertura ao vivo da emissora polaca TVN24 mostrou a pessoa não identificada deslizando pela rampa traseira antes que a rampa frontal fosse acoplada ao avião para que Biden saísse. Quase quatro minutos depois, a transmissão da TVN24 exibiu Biden descendo sozinho. Uma transmissão ao vivo da ABC News no Facebook mostra a mesma sequência de eventos”, sublinhou.

De resto, “a entrada perto do bico do Air Force One geralmente é reservada para o presidente, sua família e convidados especiais, de acordo com a CBS News. Biden e outros presidentes dos EUA podem ser vistos usando a entrada frontal do avião em imagens capturadas pela AFP noutras viagens. A AFP não pôde verificar de forma independente a identidade da pessoa que caiu e deslizou no asfalto. O jornal britânico ‘The Independent’ descreveu-a como um funcionário da Casa Branca”.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes