O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra Marine Le Pen a chorar depois de serem divulgados os resultados das legislativas em França?

Internacional
O que está em causa?
Depois de divulgados os resultados da segunda volta das eleições legislativas em França, que deram a vitória à coligação de esquerda Nova Frente Popular, começou a circular nas redes sociais um vídeo que mostra a líder do partido União Nacional, aparentemente, a chorar. É atual?

“Os franceses reconheceram a tentativa de Israel de tomar o controlo da França através de Le Pen e castigaram-na nas urnas, mais uma vez. Chora bebé, chora.” Esta é uma das teorias que acompanha algumas das publicações que, ao longo das últimas horas, têm vindo a ser veiculadas nas redes sociais, acompanhando imagens que exibem a líder do União Nacional, Marine Le Pen, aparentemente a chorar de forma abundante. 

Em causa está uma narrativa que começou a circular já depois de se conhecer que, ao contrário do que indicavam as principais sondagens, esse partido seria apenas o terceiro mais votado nas eleições legislativas deste domingo, em França. A vitória pertenceria à coligação de esquerda Nova Frente Popular – ainda que sem maioria absoluta –, com o Ensemble (Juntos), do presidente Emmanuel Macron, a ter ficado em segundo lugar.

Porém, nas redes sociais há quem questione a atualidade destas imagens, alertando para que nada tenham a ver com o desenlace do referido escrutínio. Quem tem razão?

De facto, as imagens não são recentes, tendo sido captadas em março de 2017, segundo dá conta a legenda de um vídeo partilhado, em outubro de 2021, pela estação de rádio Europe 1 no YouTube, que exibe o momento em causa – o qual ocorreu no âmbito do “programa matinal” do jornalista e locutor Thomas Sotto. 

Aliás, as lágrimas de Le Pen não seriam de tristeza, antes pelo contrário, segundo informa o título do conteúdo: “Quando Marine Le Pen chorou de riso com as imitações de Nicolas Canteloup.” Na descrição, acrescenta-se que a “presidente do União Nacional riu-se imenso com as suas imitações, nomeadamente a de Jean-Jacques Bourdin [jornalista francês].”

Ao longo da gravação da estação Europe 1, identificam-se os diferentes momentos que compõem o vídeo que viralizou nas redes sociais – onde se vê a política a chorar de tanto rir. Imagens que, portanto, não têm qualquer relação com os resultados eleitorais deste fim-de-semana.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque