O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra Lula da Silva a agradecer a traficante de droga por ter ganhado as eleições?

Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a ser difundida nas redes sociais uma gravação de 19 segundos que, supostamente, mostra Lula da Silva a "ir agradecer pessoalmente" a um traficante de droga "na prisão", logo após a vitória nas eleições presidenciais do Brasil. Verdade ou falsidade?

“Não consigo acreditar que vivi o suficiente para ver um presidente recém-eleito ir agradecer pessoalmente o apoio do chefe do narcotráfico, diretamente na prisão. Lula e Marcola… PT e PCC juntos pelo Brasil”, destaca-se na legenda do clip de vídeo que está a ser partilhado viralmente nas redes sociais, com especial incidência no Facebook.

No excerto da gravação, de apenas 19 segundos, Lula da Silva aparece rodeado por vários indivíduos. Um deles aproxima-se o e os dois trocam um breve abraço. No áudio do vídeo ouve-se alguém mencionar o nome “Marcola”, que é também o nome do chefe de uma rede de tráfico de droga no Brasil.

Mas a informação divulgada no post é falsa. O vídeo não mostra o recém-eleito presidente do Brasil a “agradecer” ou sequer a cumprimentar o traficante.

Segundo apurou a plataforma de verificação de factos da “Globo“, o homem que aborda Lula é o presidente do Sindicato dos Motoboys de São Paulo, Gil Almeida, que apoiou a candidatura do Partido dos Trabalhadores (PT) nas últimas eleições.

Na sequência da divulgação dos resultados da segunda volta da eleição presidencial do Brasil, com Lula da Silva a derrotar Jair Bolsonaro por apenas 1,8% (cerca de 2 milhões de votos), propagou-se nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra traficantes de droga a celebrar o triunfo do candidato do Partido dos Trabalhadores, por entre foguetes, rajadas de metralhadora e outras armas. Verdadeiro ou falso?

O “Marcola” mencionado no vídeo é, na verdade, um assessor do PT, Marco Aurélio Santana Ribeiro, com a mesma alcunha do criminoso. É mencionado na biografia “Lula, Volume 1″ e está entre os destinatários a quem Lula da Silva enviou cartas a partir da prisão, em 2018.

Uma fake news similar, também verificada pela “Globo”, indica que Lula da Silva terá afirmado noutro vídeo que “Marcola”, o chefe da rede de tráfico, vai agendar os seus compromissos em São Paulo. Mais uma vez, Lula da Silva não se refere ao criminoso, mas sim ao assessor do PT.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Artigo de Opinião | A ideia de que a Rússia está a criar uma rede de fact-checking para combater a desinformação parece um enredo orwelliano. Não é piada, embora pudesse ...
Artigo de Opinião | "Não me cabe julgar as intenções de Musk. Mas permitam-me, no mínimo, observar que as mentiras e teorias da conspiração estão a prosperar, provocando um caos ...

Em destaque