“A cena no dia seguinte a um festival dedicado às questões ambientais e à conservação da natureza na praia de La Malagueta, em Málaga, Espanha”, descreve-se numa das partilhas do vídeo em causa no Facebook.
As imagens retratam a praia urbana de Málaga (aparece uma escultura com as letras “Malagueta” que realmente existe nessa praia) repleta de lixo, sobretudo plástico, ao amanhecer. No que parece ser o rescaldo de uma festa ou evento.
Terá sido um festival ecológico como se alega em múltiplas publicações do vídeo nas redes sociais?
Analisando as imagens verifica-se que têm origem numa publicação de 24 de junho de 2024 no Instagram, mais especificamente numa página denominada como “AndaLimpia”.
De acordo com informação disponível no respetivo site, trata-se de “uma associação sem fins lucrativos formada por um grupo de voluntários comprometidos com o meio ambiente e a sua proteção”, com atividade centrada na região de Málaga.
Dedica-se sobretudo a organizar iniciativas de recolha de lixo em locais públicos, especialmente em praias. Além do vídeo em causa, a associação tem divulgado várias fotografias que mostram lixo na praia de La Malagueta.
Em resposta à AFP Checamos, a associação confirmou que o vídeo foi captado no dia 24 de Junho, após a realização de festividades locais. Uma das tradições dessas festividades da “Noite de San Juan” consiste no “banho da meia-noite”, atraindo muitas pessoas para a praia em causa.
O lixo visível nas imagens foi o resultado dessas celebrações que não tinham qualquer relação com o pretenso “festival dedicado às questões ambientais e à conservação da natureza”.
A descrição do vídeo partilhado nas redes sociais é mentirosa.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: