O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra Joe Biden a pedir reeleição de Donald Trump como Presidente dos EUA em 2020?

Internacional
O que está em causa?
"Não podemos vencer esta eleição, só Donald Trump pode vencer", terá afirmado Joe Biden na campanha eleitoral de 2020, como se ouve o próprio dizer num vídeo que está a ser partilhado viralmente nas redes sociais e até referido como "prova" da sua "incapacidade" para desempenhar o cargo de Presidente dos EUA.
© EPA / Michael Reynolds

O vídeo está a ser partilhado em várias redes sociais (Facebook, X/Twitter, Instagram, etc.), com legendas em diversas línguas (inglês, castelhano, português, etc.), e mostra o então candidato à Presidência dos Estados Unidos da América (EUA), Joe Biden, a proferir um discurso no âmbito da campanha eleitoral de 2020. Supostamente terá apelado à reeleição de Donald Trump para a Casa Branca.

Sendo Biden candidato a esse cargo, a alegação não parece fazer muito sentido. Mas o facto é que este vídeo tornou-se viral nas redes sociais ao longo das últimas semanas, em contexto de pré-campanha para as eleições presidenciais dos EUA que estão agendadas para novembro de 2024 e vão centrar-se novamente numa disputa entre Biden (Partido Democrata) e Trump (Partido Republicano).

Aliás, em algumas publicações realça-se a pretensa citação de Biden como “prova” de que não terá “capacidade mental” para desempenhar o cargo, tal como Trump e respetivos apoiantes têm insinuado com insistência desde a campanha eleitoral de 2020.

Mas o que disse exatamente Biden no comício de 2020? “Não podemos ser reeleitos, não podemos ganhar esta reeleição. Desculpem, só podemos reeleger Donald Trump“, ouve-se dizer o candidato no vídeo partilhado nas redes sociais.

O problema é que o vídeo mostra apenas um breve excerto do discurso. Na versão integral (pode consultar aqui) percebe-se que o discurso foi proferido ainda no âmbito das eleições primárias do Partido Democrata, quando Biden disputava frente a Bernie Sanders a nomeação como candidato para enfrentar Trump.

Nesse discurso, proferido no Missouri, Biden pediu mais voluntários para a sua campanha e defendeu que a única forma de vencer Trump seria desenvolver uma “campanha progressista positiva”, evitando a divisão e as lutas internas no Partido Democrata.

Foi nesse sentido que Biden disse que “só podemos reeleger Donald Trump se, de facto, nos envolvermos neste pelotão de fuzilamento circular. Tem que ser uma campanha positiva“.

Ou seja, Biden não estava a apelar à reeleição de Trump, mas simplesmente a avisar que essa reeleição seria muito provável se o Partido Democrata não se unisse em torno de uma “campanha positiva”, ainda no contexto da disputa com Sanders.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque