A ofensiva militar israelita de grande escala contra alvos nucleares e militares no Irão, denominada como “Lion Rising” e iniciada na sexta‑feira, 13 de junho, tem dominado as redes sociais. No X/Twitter e noutras plataformas circula um vídeo que mostra alegadamente cidadãos iranianos a celebrar com música, festa e comida os recentes ataques israelitas contra o território iraniano, por serem contra o atual regime político do país.
Numa das publicações mais virais, com cerca de 170 mil visualizações, consta a seguinte descrição: “Iranianos cantam e dançam e agradecem a Israel na esperança de que a ditadura iraniana caia de vez”. Nas imagens, vêem-se cartazes com as frases “Obrigada, Israel” e “Rejeitamos a revolta iraniana de 1979“, assim como bandeiras do Irão e Israel.
Na verdade, estas imagens não têm relação com os ataques de junho de 2025. Com recurso a uma pesquisa por imagem reversa, o Polígrafo localizou o mesmo vídeo em diversas publicações feitas entre o fim de setembro e o início de outubro de 2024, poucos dias após a morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah.
Na altura, o mesmo vídeo foi partilhado com frases como “Iranianos e judeus celebram juntos após o assassinato do líder terrorista do Hezbollah” ou “Iranianos distribuem bolo em Toronto para celebrar a morte de Nasrallah por Israel”.
Por outro lado, sites com linhas editoriais pró-israelitas, como o Jewish News Syndicate e o Israel Insight Magazine, deram conta desta celebração. A AFP esteve presente no evento e registou várias fotografias que coincidem com o local do vídeo.
Em suma, o vídeo mostra uma celebração ligada à morte de Hassan Nasrallah em 2024. Não tem relação com os recentes ataques de junho 2025.
_______________________________
Avaliação do Polígrafo: