"Esquadrão antibombas. 'Bulla' prepara-se [para agir] contra Israel e vai numa jornada direta para o inferno", lê-se num tweet publicado a 25 de outubro. No vídeo, de apenas cinco segundos, vê-se um homem vestido de branco a circular em cima de uma hoverboard quando tropeça e, ao cair, explode.

A somar ao vídeo e à mensagem, são colocados os hashtag #Hamas, #HamasTerrorists e #Israel_under_attack, fazendo uma clara referência ao conflito no Médio Oriente espoletado pelo ataque do grupo Hamas contra Israel no dia 7 de outubro.

Mas será este vídeo atual? E trata-se ou não de uma manipulação?

O vídeo circula pelo menos desde 2015 e tem um total de nove segundos: não, não há qualquer explosão na sequência da queda. É uma montagem.

De acordo com o post de Facebook onde o vídeo foi originalmente publicado, que data 12 de outubro de 2015, este terá sido captado no Dubai (não é possível verificar este dado de forma independente). Dias depois, o tablóide britânico "Daily Mail" publica esse mesmo vídeo apontando que foi gravado "pelo artista Masta Moneyplus num smartphone".

Mais recentemente, o mesmo vídeo voltou às redes sociais, agora no TikTok, no dia 27 de agosto de 2022. Também aqui não há qualquer explosão ou referência ao Hamas, Israel ou a qualquer atentado.

Não restam assim dúvidas de que as imagens foram manipuladas e partilhadas fora do contexto.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.