"Não há nada como um grupo de rapazes irlandeses a dançar ao som de "Another One Bites the Dust" dos Queen em frente ao Palácio de Buckingham". Esta é a legenda de um vídeo que está a ser partilhado no Twitter e no TikTok, desde a tarde de 8 de setembro, quando a morte da rainha Isabel II foi anunciada.

A gravação mostra um grupo de cinco homens a realizar uma coreografia em frente ao Palácio de Buckingham, a residência oficial da família real britânica desde 1837.

"A rainha morreu e os irlandeses já estão nisto", destaca-se, em inglês, noutro tweet.

O vídeo está, portanto, a ser partilhado como se tivesse sido gravado na sequência da morte da monarca britânica. Mas tal não corresponde à verdade, uma vez que foi publicado originalmente no TikTok, no dia 18 de janeiro de 2022, oito meses antes da morte da monarca.

O grupo de dança irlandesa "Cairde", com conta verificada nesta rede social, publica vídeos de coreografias em vários monumentos e localizações improváveis um pouco por todo o mundo. Em janeiro, respondiam ao pedido de um utilizador que lhes sugeria dançarem "no exterior do Palácio de Buckingham".

Em suma, é falso que o vídeo de um grupo de irlandeses a dançar o icónico tema "Another One Bites The Dust" em frente ao Palácio de Buckingham tenha sido gravado após a morte da rainha Isabel II. O vídeo já tinha sido divulgado em janeiro deste ano.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Descontextualizado
International Fact-Checking Network