O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra fila de pessoas em espera “desde as 5 horas da manhã” à porta de Centro de Saúde em Sintra?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Está a circular no Facebook um vídeo que mostra uma fila com algumas dezenas de pessoas que percorre toda a fachada do Centro de Saúde de Algueirão-Mem Martins, em Sintra. Alega-se que o aglomerado se formou "desde as 5 horas da manhã", com o objetivo de "arranjar uma senha" para atendimento médico. Confirma-se?

“Portugal, um país socialista do terceiro mundo. Pessoas na sua maioria idosos na fila desde as 5 horas da manhã num centro de saúde no Concelho de Sintra para arranjar uma senha. Nem todos a conseguem. Uns voltam para casa às 9:30h da manhã, acabaram as senhas. É tentar no dia seguinte”, destaca-se na legenda de uma publicação no Facebook, datada de 3 de dezembro.

Alega-se ainda que “se os utentes conhecessem outras realidades como por exemplo o bom funcionamento dos serviços públicos no norte da Europa, nunca aceitariam submeter-se a estes tristes episódios como se tudo normal se tratasse”.

Confirma-se a situação descrita?

Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) confirma que as imagens em causa mostram o Centro de Saúde Algueirão-Mem Martins, mas garante que “não é possível confirmar, ou, desmentir a atualidade das imagens”.

Questionada sobre os picos de afluência a este serviço de saúde, a mesma fonte informa que estes se têm registado “no início de cada mês e, apesar de em menor volume, nos dias úteis após o fim-de-semana (segunda e terça-feira) agravado após feriados”.

Além disso, esclarece que, atendendo à necessidade identificada pelos utentes de agendamento de consulta “quer programada quer de agendamento no próprio dia, reservada esta última para situações de doença aguda”, formam-se filasmuito antes do horário de abertura da Unidade de Saúde“. Embora garanta que está devidamente afixada a informação de que o atendimento apenas se inicia no momento de abertura da unidade.

Nas redes sociais, uma paciente que padecia de problemas respiratórios queixa-se do tempo de espera “remetida para um contentor aberto nas laterais, a entrar chuva tocada a vento” do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte. Confirmam-se estas condições?

A ARSLVT assegura que “diariamente são realizadas mais de 300 consultas, sendo cerca de 110 agendadas no próprio dia” e que “todos os utentes são atendidos pelo secretariado por forma a orientar a resposta de acordo com a disponibilidade”.

Informa ainda, que no dia 7 de dezembro, data do envio desta resposta, “ainda existem vagas disponíveis para consulta programada para dia 13/12 para os utentes que as solicitem”. Ou seja, “não se justificando a acumulação de utentes no primeiro dia útil de cada mês”.

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...
Horas depois de ter ajudado à morte antecipada da eleição de José Pedro Aguiar-Branco à presidência da Assembleia da República, o líder do CDS-PP nega agora ter sido um dos principais intervenientes. Nuno Melo garante ter falado em causa própria quando disse que "não havia acordo" com o Chega, mas não é isso que mostra a conversa que teve com a SIC Notícias durante a tarde de ontem. ...