"Portugal, um país socialista do terceiro mundo. Pessoas na sua maioria idosos na fila desde as 5 horas da manhã num centro de saúde no Concelho de Sintra para arranjar uma senha. Nem todos a conseguem. Uns voltam para casa às 9:30h da manhã, acabaram as senhas. É tentar no dia seguinte", destaca-se na legenda de uma publicação no Facebook, datada de 3 de dezembro.

Alega-se ainda que "se os utentes conhecessem outras realidades como por exemplo o bom funcionamento dos serviços públicos no norte da Europa, nunca aceitariam submeter-se a estes tristes episódios como se tudo normal se tratasse".

Confirma-se a situação descrita?

Contactada pelo Polígrafo, fonte oficial da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) confirma que as imagens em causa mostram o Centro de Saúde Algueirão-Mem Martins, mas garante que "não é possível confirmar, ou, desmentir a atualidade das imagens".

Questionada sobre os picos de afluência a este serviço de saúde, a mesma fonte informa que estes se têm registado "no início de cada mês e, apesar de em menor volume, nos dias úteis após o fim-de-semana (segunda e terça-feira) agravado após feriados".

Além disso, esclarece que, atendendo à necessidade identificada pelos utentes de agendamento de consulta "quer programada quer de agendamento no próprio dia, reservada esta última para situações de doença aguda", formam-se filas "muito antes do horário de abertura da Unidade de Saúde". Embora garanta que está devidamente afixada a informação de que o atendimento apenas se inicia no momento de abertura da unidade.

A ARSLVT assegura que "diariamente são realizadas mais de 300 consultas, sendo cerca de 110 agendadas no próprio dia" e que "todos os utentes são atendidos pelo secretariado por forma a orientar a resposta de acordo com a disponibilidade".

Informa ainda, que no dia 7 de dezembro, data do envio desta resposta, "ainda existem vagas disponíveis para consulta programada para dia 13/12 para os utentes que as solicitem". Ou seja, "não se justificando a acumulação de utentes no primeiro dia útil de cada mês".

_____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network