Num tweet partilhado no dia 3 de maio, mostram-se várias imagens de festas noturnas reunidas num único vídeo. “Entretanto, nas discotecas de Kiev… Por favor, doe mais dinheiro!”, apregoa-se com o intuito de minorar o impacto causado pela guerra na população.

A veracidade do vídeo é desde logo posta em causa por um utilizador do Twitter que alega que aquela festa aconteceu não em Kiev, mas sim na discoteca Club Boho22 em Varsóvia, na Polónia. Será assim?

O Polígrafo começou por verificar esta informação e contactou a discoteca polaca. Esta rejeitou tratarem-se de imagens captadas no Club Boho 22. “Deve ser um mal entendido. Não é o nosso Club Boho”, indicou fonte do espaço.

Descartada essa possibilidade, e analisando as imagens, é possível identificar um logotipo nos últimos segundos do vídeo. “Boho”, pode ler-se. Efetuando uma pesquisa, verifica-se que, de facto, o espaço em causa se localiza em Kiev, chama-se Boho e está aberto entre as 11h00 e as 23h00, sendo o horário de fecho o horário de recolher obrigatório imposto pelo governo ucraniano.

O Polígrafo tentou ainda contactar o Boho para confirmar se as imagens eram atuais, mas não obteve qualquer resposta.

Recuando ao início do vídeo, as imagens parecem mostrar outro espaço. Trata-se do Club Fifty. Através dos vídeos partilhados em formato de stories na página da discoteca identifica-se não só a mesma decoração como, em novembro de 2021, o mesmo homem que surge no vídeo que agora se tornou viral.

A plataforma de verificação de factos espanhola “Newtral” entrou em contato com um dos DJs habituais naquele clube, DJ Roman, que, em resposta, confirmou que as imagens em causa coincidem com uma festa realizada em novembro de 2021.

Também a discoteca Fifty garante ao Newtral que as imagens correspondem a uma festa realizada em 2021, antes da invasão russa, e que, por isso, não são atuais.

Além disso, e apesar de as discotecas estarem abertas, note-se que o funcionamento das mesmas é limitado. No caso da discoteca Fifty, a abertura acontece apenas uma vez por semana, aos sábados, e até à hora de recolher imposta pelo governo ucraniano, as 23h00, informação expressa na página de Instagram do estabelecimento de diversão noturna.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Falso
International Fact-Checking Network