O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra envio de tropas da Coreia do Norte para a Ucrânia?

Ucrânia
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Uma publicação no Facebook com milhares de visualizações garantia que o regime de Kim Jong-un está já a apoiar militarmente a Rússia, através do envio de soldados, e mostra mesmo algumas alegadas imagens desse facto. Será mesmo assim?

“1 minuto atrás Coreia do Norte envia tropas para lutar na Ucrânia para ajudar a Rússia.”

Este é o título da publicação de uma conta de Facebook, que é acompanhado pelo vídeo que desenvolve o tema lançado. Assume a forma de uma notícia televisiva, iniciado com este texto: “A Coreia do Norte começou a enviar centenas de trabalhadores para regiões da Ucrânia controladas pelos russos em troca de remessas de equipamentos industriais e suprimentos de energia. O país também está pronto para enviar 100.000 soldados para ajudar a Rússia como parte da assistência militar para impulsionar sua invasão da Ucrânia.”

É justamente na parte da locução – que parece robotizada – em que é referido o apoio militar, a partir dos 14 segundos e durante mais alguns momentos do vídeo, que são apresentadas imagens que, pretensamente, ilustram esse importante apoio norte-coreano aos russos.

Porém, uma investigação do site norte-americano de fact-checking “Lead Stories” descobriu que esse trecho de imagens é de 2018: diz respeito a um desfile militar em Pyongyang ocorrido a 9 de setembro, nas comemorações dos 70 anos da fundação da República Popular Democrática da Coreia (conhecida como Coreia do Norte), e foi apresentado no contexto da respetiva notícia dada pela estação de televisão russa TV Tsentr. Nessa reportagem, as imagens a partir dos 37 segundos são as mesmas que foram reproduzidas na semana passada, na publicação da conta de Facebook agora verificada. Outras televisões noticiaram também esta celebração da Coreia do Norte em 2018.

O eventual apoio do regime de Kim Jong-un à Rússia tem sido abordado desde julho passado, em concreto na possível deslocação de trabalhadores e soldados norte-coreanos para ajudar, respetivamente, na reconstrução da região do Donbass e no combate do lado da trincheira russa em território ucraniano.

No entanto, o vídeo em causa não é referente a qualquer envio de tropas norte-coreanas para a Ucrânia. Tratam-se, sim, de imagens de um desfile militar ocorrido na capital da Coreia do Norte, em 2018. O seu uso é enganador, pretendendo documentar uma informação (deslocação de tropas norte-coreanas para apoiar os russos em território ucraniano) que até ao presente não é verdadeira. A publicação, devido ao seu conteúdo falso, foi removida pelo próprio Facebook.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque