O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra Donald Trump a ser nomeado candidato presidencial dos republicanos em 2024?

Internacional
O que está em causa?
Numa publicação recente no Instagram é partilhado um vídeo que supostamente mostra o ex-Presidente dos EUA e recandidato ao cargo a vencer a nomeação a candidato presidencial do Partido Republicano. Nas legendas destaca-se o "histórico momento" em que Trump ganhou oficialmente a nomeação, sem indicar datas. Gerou vários comentários de apoio como se esta tivesse ocorrido recentemente. Mas será que é atual?

“Histórico momento em que Donald Trump vence oficialmente a nomeação republicana“, lê-se por cima de um vídeo que mostra essa suposta nomeação.

A publicação no Instagram data de 1 de fevereiro e, sem indicar datas, leva a crer que se trata de uma situação atual, tendo até desencadeado vários comentários de apoiantes de Trump sob o mote “Trump 2024“.

Mas será atual?

Não. Ainda que verdadeiro, o vídeo não é  atual. No dia 1 de fevereiro deste ano nenhum candidato foi escolhido como candidato pelos republicanos. O vídeo remonta à nomeação de 2016 quando Trump conquistou o lugar de candidato às eleições presidenciais de 8 de novembro e foi publicado no Youtube no dia 19 de julho.

De acordo com o calendário das eleições presidenciais dos EUA, o processo eleitoral de 2024 inicia-se em janeiro com a nomeação dos candidatos em cada Estado e prolonga-se até junho, ocorrendo posteriormente as Convenções Republicanas e Democráticas e terminando com a eleição presidencial no dia 5 de novembro.

O primeiro momento com votos envolvidos aconteceu no dia 15 de janeiro de 2024 nas primárias republicanas (‘caucus’) no Iowa, tendo Trump conquistado uma vitória relevante com 51%. Seguiram-se as primárias republicanas de New Hampshire, tendo também arrecadado a vitória, e as de South Carolina, no dia 3 de fevereiro, já ocorridas após a publicação em análise.

Mas, um candidato presidencial republicano só é formalmente nomeado através de votos de delegados anunciados na Convenção Nacional Republicana e a deste ano só ocorrerá entre 15 a 18 de julho.

Em suma, não só o vídeo é antigo, como a nomeação oficial – caso vença – só ocorrerá em julho no estado do Milwaukee.

_______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque