Desde 20 de janeiro de 2025, circula nas redes sociais um vídeo no qual é possível ver pessoas consternadas, perturbadas, a chorar e a consolar-se mutuamente. Afirma-se tratar-se de membros do Knesset, depois de tomarem conhecimento do acordo de cessar-fogo e da demissão do ministro da Segurança Nacional, Itamar Ben-Gvir. Mas será que este vídeo mostra, realmente, deputados israelitas a reagir ao acordo de cessar-fogo?
Não. O vídeo não tem ligação ao cessar-fogo de 2025. Foi partilhado a 1 de novembro de 2023 e mostra membros do Knesset a sair de uma exibição de imagens captadas pelo exército israelita (IDF) sobre o ataque do Hamas de 7 de outubro de 2023.
A informação foi confirmada por um porta-voz do Knesset à Reuters, que explicou que as imagens em questão são “reações de membros do Knesset após a exibição de um filme preparado pelo porta-voz do IDF, que apresenta a documentação de parte das atrocidades cometidas pelos terroristas do Hamas no dia 7 de outubro, dentro de Israel.”
A mesma cena também apareceu num vídeo mais longo publicado no YouTube no mesmo dia, relatando o impacto emocional das imagens nos parlamentares, incluindo relatos de lágrimas e desmaios.
O acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas entrou em vigor a 19 de janeiro de 2025, levando à demissão de Itamar Ben-Gvir e de outros dois ministros do governo de Benjamin Netanyahu. Contudo, o vídeo que circula online não tem qualquer ligação a este acontecimento.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: