O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra cidade ucraniana a ser bombardeada pela Rússia na noite da final da Eurovisão?

Internacional
O que está em causa?
Está a circular no Twitter um vídeo que mostra, alegadamente, parte da cidade de Ternopil, na Ucrânia, completamente destruída após ter sido bombardeada pela Rússia. O ataque terá decorrido na noite da final do Festival Eurovisão da Canção 2023 e assegura-se que nesta região ucraniana está "uma parte significativa da ajuda militar enviada pelos países ocidentais". Será verdade?

Um vídeo de 13 segundos que está a ser partilhado nas redes sociais revela um violento incêndio e parte de uma cidade destruída. No Twitter, alega-se que as imagens mostram o resultado de um ataque russo a Ternopil, uma cidade situada no oeste da Ucrânia. “É relatado que uma parte significativa da ajuda militar enviada pelos países ocidentais está concentrada nesta região da Ucrânia”, assegura-se ainda no tweet.

[twitter url=”https://twitter.com/Spriter99880/status/1657485240640630785″/]

As imagens que começaram a ser partilhadas na noite de 13 de maio, enquanto decorria a final do Festival Eurovisão da Canção na cidade inglesa de Liverpool, no Reino Unido. Por questões de segurança, a cerimónia não decorreu na Ucrânia, o país que venceu a edição de 2022 e que, tradicionalmente, organizaria o festival.

Tal como verificou a plataforma de fact-checking Lead Stories“, esta cidade está a uma distância considerável da linha da frente do combate que decorre na Ucrânia. Como se pode verificar aqui.

Além disso, uma pesquisa pelos frames do vídeo em análise, feita pelo “Lead Stories”, mostra que a gravação foi colocada online a 29 de janeiro de 2023, no site de notícias iraniano Tabnak.

Captura de tela 2023-05-15 às 11.07.53 AM.png

Na legenda, traduzida automaticamente para inglês, lê-se que a filmagem mostrava um incêndio em Azarshahr, cidade iraniana localizada no leste do Azerbaijão, província iraniana que faz fronteira com a República do Azerbaijão e a Arménia. No mesmo dia, o Channel One, controlado pela Rússia, utilizou o vídeo numa reportagem sobre um ataque de drones no Irão.

Em suma, é falso que as imagens que estão a circular no Twitter mostrem a cidade de Ternopil, na Ucrânia, destruída após um ataque russo. Ao que tudo indica, trata-se de um vídeo de uma cidade iraniana atacada por drones, em janeiro deste ano.

___________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes