O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo mostra as consequências da passagem do furacão Helene pela Flórida em setembro?

Internacional
O que está em causa?
O fenómeno meteorológico afetou, nos últimos dias do mês passado, o território dos Estados Unidos, tendo deixado um rastro de destruição e, até, mais de uma centena de vítimas mortais. Será que este vídeo, que viralizou nas redes sociais, exibe os danos causados pela passagem deste furacão na Flórida?

26 de setembro de 2024. Furacão Helene afeta Fort Myers, na Flórida”, lê-se numa publicação partilhada, no mesmo dia, no Threads, que apresenta um vídeo – que não passa de uma montagem de outros mais pequenos – que mostra aquelas que teriam sido as consequências da passagem do referido fenómeno meteorológico por esta cidade norte-americana.

De facto, segundo a CNN Internacional, o furacão de categoria quatro atingiu o território dos Estados Unidos nos últimos dias do mês passado, contabilizando-se até agora, pelo menos, 130 vítimas mortais em seis estados do país.

Mas será que este vídeo é mesmo alusivo à passagem do furacão Helene pela Flórida?

Não. O mesmo vídeo já tinha sido anteriormente verificado pelas equipas de fact-checking da Reuters e do USA Today, que concluíram que a maioria das imagens que compõem este vídeo foram captadas antes da passagem do furacão Helene pela Flórida, em setembro deste ano.

De facto, o primeiro excerto que compõe este vídeo exibe uma casa, localizada à beira do rio, a ser assolada pela violência das ondas que se registaram à data. Porém, a mesma moradia pode ser identificada num vídeo partilhado pela empresa Live Storms Media, a 2 de fevereiro de 2021, no YouTube – alegadamente captado em Scituate, no Massachusetts.

O segundo excerto, por sua vez, circula online desde setembro de 2022, já que a CBS News transmitiu – também no YouTube – imagens que exibem um cenário semelhante, referente à cidade de Fort Myers e aquando da passagem do furacão Ian, que causou também um “devastador rastro de destruição”. Pelo que também não dizem respeito ao evento meteorológico do mês passado.

Segue-se ainda um curto vídeo que revela uma forte inundação, mas que, uma vez mais, diz respeito a uma ocorrência anterior, de agosto de 2023, referente a cheias registadas em Cedar Key, também na Flórida. Consequência, dessa vez, do Furacão Idália, segundo divulgado pelo First Coast News.   

Num quarto momento, surge um vídeo que circula nas redes sociais desde, pelo menos, 16 de setembro – ou seja, anteriormente à passagem do furacão Helene pelos Estados Unidos, a partir do dia 26. Em causa imagens de fortes chuvadas registadas portanto, cerca de 10 dias antes, em Kure Beach, na Carolina do Norte. 

Note-se ainda que o penúltimo excerto que compõe o vídeo viral diz respeito a um evento – mais uma vez divulgado pela Live Storms Media – captado em setembro de 2022, embora não tenha sequer ocorrido nos Estados Unidos. Em causa um registo referente à passagem do furacão Fiona pela costa sul de Porto Rico.

______________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque