“O Brasil tem uma seleção sem vergonha. A chegada do professor [Carlo] Ancelotti não vai resolver os problemas de uma geração pobre de talento“, ouve-se Cristiano Ronaldo dizer no vídeo em causa.
Aponta também para uma suposta “acomodação” dos atletas brasileiros: “Mais do que talento, o que falta aos jogadores do Brasil é comprometimento e dedicação. Todos os últimos talentos brasileiros pararam as suas carreiras de forma precoce por falta de gestão profissional (…). Dificilmente um craque brasileiro joga em alto nível na Europa após os 30 anos de idade.”
E no final do clip de vídeo menciona o jogador brasileiro Neymar como exemplo de alguém que já estaria “praticamente aposentado“.
O problema é que o vídeo é manipulado, com recurso a ferramentas de Inteligência Artificial (IA).
Mediante uma busca reversa no Google identifica-se o vídeo original, sem manipulação, publicado no canal do estação espanhola “LaSexta” no YouTube. Trata-se de uma entrevista de Cristiano Ronaldo ao programa “Los Amigos de Edu“, do jornalista Edu Aguirre, transmitida pelo “LaSexta” no dia 3 de fevereiro de 2025.
Na entrevista real, o facto é que Ronaldo não fez qualquer referência crítica aos jogadores brasileiros.
_____________________________
Avaliação do Polígrafo: