“Reação do público ao momento ‘eu sou o teu pai’ de uma projeção cinematográfica de 1980 de ‘O Império Contra-Ataca'”, diz-se no post publicado a 21 de maio de 2020. A publicação inclui um vídeo, originalmente publicado no YouTube, que até hoje conta com quase três milhões de visualizações.

O vídeo é autêntico?

Não. O vídeo, de 1 minuto e 24 segundos, capta a cena icónica da saga “Guerra das Estrelas” ("Star Wars, em inglês"), entre Darth Vader e Luke Skywalker, quando o primeiro revela que é o pai do jovem. No entanto, de acordo com a plataforma de fack-checkingSnopes”, o som da reação do público não remete para a estreia do filme “Guerra das Estrelas - Episódio V: O Império Contra-Ataca”.

Na realidade, o som dos membros do público a dizer “não” é bem recente e foi capturado num cinema durante uma cena do filme da Marvel Studios, “Vingadores: Guerra do Infinito” (“Avengers: Infinity War”, em inglês), no final de 2018. A mesma reação ouvida no vídeo manipulado - aos 57 segundos - também pode ser escutada num vídeo de reações da audiência do filme da Marvel - a começar aos 25 minutos e 40 segundos.

Além disso, uma menção de “Luke” aparenta ter sido acrescentada à cena entre o “não” e a fala “eu sou o teu pai”. O vídeo manipulado da “Guerra das Estrelas” também se tornou viral no TikTok.

Mas existe algum áudio autêntico da reação dos espectadores em 1980?

O vídeo alterado tornou-se viral e acabou por ofuscar uma gravação real do lançamento inicial do filme. Foi captado em cassetes áudio dentro de um cinema em 1980. Essa gravação genuína inclui a cena “I'm your father" ("Eu sou o teu pai”, em português), aos 4 minutos e 10 segundos, mas conta apenas com 42 mil visualizações. A verdadeira reação do público parecia apresentar silêncio e choque na famosa frase de Darth Vader.

De acordo com a plataforma de fack-checking “Snopes”, a gravação em cassete áudio de 1980 foi publicada pela primeira vez em 2011, no site originaltrilogy.com.

Em suma, o vídeo que se tornou viral foi manipulado, uma vez que o áudio de reações do público remete para o filme “Vingadores: Guerra do Infinito” e não para o “Star Wars Episódio V: O Império Contra-Ataca”.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Adulterado: conteúdos de imagem, áudio ou vídeo que tenham sido editados ou sintetizados para além dos ajustes de clareza ou qualidade de formas que podem induzir as pessoas em erro; esta definição inclui emendas, mas não excertos dos conteúdos multimédia ou a apresentação de conteúdos multimédia fora do contexto; ao abrigo dos nossos Padrões da Comunidade, também removemos determinados vídeos manipulados produzidos por inteligência artificial ou aprendizagem automática e que provavelmente induziriam uma pessoa comum a acreditar que o interveniente do vídeo proferiu palavras que realmente não disse.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Manipulado
International Fact-Checking Network