"Num universo paralelo, numa dimensão alternativa, o Snoop Dogg publica um vídeo do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa e o seu famoso cumprimento desgovernado a uns miúdos, com a legenda e voz off "Fuckouttaheeaa". Mas aconteceu mesmo", lê-se num de muitos tweets que circulam esta quinta-feira nas redes sociais.

Provavelmente o rapper norte-americano Snoop Dogg nem sequer sabe quem é Marcelo Rebelo de Sousa ou que no curto vídeo que partilhou o protagonista é o Presidente da República de Portugal. Contudo, a partilha tornou-se viral e soma quase cinco milhões de visualizações. Alguns comentários questionam se será Joe Biden, o Presidente dos Estados Unidos, mas outros identificam Marcelo.

No vídeo, o Chefe de Estado é visto a cumprimentar um grupo de jovens, com apertos de mão e beijos, em jeito apressado, ligeiramente brusco e bem-disposto.

O vídeo foi captado durante a edição da iniciativa Desportistas no Palácio de Belém, a 3 de dezembro de 2019, e já nessa altura as imagens tornaram-se virais.

Agora, mais de dois anos depois, tornou-se um meme partilhado pelo comediante Mike Brooks, tendo sido repartilhado por Snoop Dogg. A voz off do vídeo diz algo como "baza daqui" ou "põe-te mas é a andar".

Não é a primeira vez que um aperto de mão de Marcelo ganha visibilidade nos Estados Unidos. Em 2018, cumprimentou o então Presidente norte-americano e puxou para si Donald Trump, também ele conhecido por apertos de mão vigorosos.

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
International Fact-Checking Network