“No Ártico entre a Rússia e o Canadá a lua fez um trajeto de 30 segundos bloqueando o sol por cinco segundos. Olhem que espetáculo simplesmente maravilhoso”, indica a legenda de uma das múltiplas publicações partilhadas no Facebook. O clip, com cerca de 30 segundos de duração, mostra uma lua de grandes dimensões a elevar-se no horizonte para cruzar o céu, desaparecendo de seguida.
Mas será o vídeo autêntico?
Não. O vídeo não corresponde a um eclipse ou a qualquer evento astronómico. A gravação foi publicada pela primeira vez em maio de 2021 no TikTok, na conta do utilizador Aleksey Patrv e trata-se de uma montagem.
No portfólio do internauta, disponível online, Patrev descreve-se como um artista visual residente em Odessa, Ucrânia, e cita várias das ferramentas que utiliza para as suas montagens: Autodesk 3Ds Max, Adobe After Effects, Adobe Photoshop, V-Ray e Corona Renderer.
A equipa de verificação de factos da Agência France Presse (AFP) entrou em contacto com o artista, que confirmou que o vídeo é da sua autoria.
Vários outros vídeos publicados, desde de maio de 2021, na conta de Patrev no TikTok têm como tema central o universo, quase todos com milhões de visualizações. Um deles, datado de 26 de maio e disponível também no seu canal de Youtube, mostra uma montagem criada digitalmente simulando a destruição da lua.
__________________________________________
Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.
Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:
Adulterado: conteúdos de imagem, áudio ou vídeo que tenham sido editados ou sintetizados para além dos ajustes de clareza ou qualidade de formas que podem induzir as pessoas em erro; esta definição inclui emendas, mas não excertos dos conteúdos multimédia ou a apresentação de conteúdos multimédia fora do contexto; ao abrigo dos nossos Padrões da Comunidade, também removemos determinados vídeos manipulados produzidos por inteligência artificial ou aprendizagem automática e que provavelmente induziriam uma pessoa comum a acreditar que o interveniente do vídeo proferiu palavras que realmente não disse.
Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é: