“É tão bom sentir que estamos a fazer progressos em relação à juventude com pais liberais. Os filhos fazem o que querem (fumam, bebem, saem, fazem os vídeos mais ridículos…). Eu por mim dava-lhe com um gato morto nas trombas”, lê-se num tweet publicado na noite de 18 de setembro.
Em causa um vídeo de uma jovem que se grava a dançar com um incêndio de grandes dimensões a lavrar atrás de si, alegadamente em Portugal.
Mas será que estas imagens foram captadas este ano, diante dos incêndios da última semana?
Não. Ainda que o vídeo seja real e gravado em Portugal, este tem dois anos e gerou polémica já na altura. No dia 3 de agosto de 2022, o “Jornal de Notícias“, dava conta de uma dança no Tik Tok que “deixou a Internet em alvoroço”. A protagonista era uma jovem brasileira, na altura com 15 anos, que vivia “em Portugal desde 2020” e contava com “centenas de vídeos a fazer as tão ‘famosas dancinhas’ da plataforma”.
Nas imagens que geraram polémica, a jovem mostra-se a dançar em frente ao telemóvel alheia à violência do incêndio que lavrava atrás de si. O vídeo foi apagado logo na altura, mas dada a viralização das imagens, este acabou por migrar para outras plataformas. A onda de críticas fez com que o famoso vídeo chegasse, inclusive, a ser noticiado no Brasil.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: