Ficou viral nas redes sociais, nos primeiros dias de junho, um vídeo no qual se afirma que “Donald Trump baniu a produção da Tesla nos EUA”.
“Hoje estou aqui para anunciar que vou banir a produção de todos os Tesla nos EUA com efeito imediato porque, como todos sabem, Elon [Musk] traiu-me há uns dias e ficou louco na sua plataforma X, mentindo sobre o meu envolvimento nos ficheiros de Epstein”, começa por afirmar Trump no vídeo viral. “Não posso ter essa cobra, Elon, a fazer dinheiro neste país enquanto eu sou o Presidente.”
O vídeo surgiu poucos dias após Elon Musk e Trump terem trocado insultos nas redes sociais. O dono da Tesla e do X, além de ter deixado críticas às políticas do Presidente norte-americano, fez um tweet (apagado entretanto) no qual referia que Trump estava nos ficheiros de Epstein. O Presidente chegou a dizer que Musk tinha “ficado louco” e, em declarações aos jornalistas, mostrou ceticismo em voltar a ter “uma grande relação” com o empresário.
Mas será que o vídeo em que anuncia ter banido a produção de automóveis Tesla é verdadeiro?
Não. O vídeo que circula nas redes sociais trata-se de uma versão manipulada do registo da conferência de imprensa dada por Donald Trump a 30 de maio, na qual participou também Elon Musk. Na versão original do discurso, o Presidente norte-americano agradece o trabalho de Musk ao lado do Governo norte-americano e diz que “os americanos ficam com uma grande divida de gratidão”.
Na conferência de imprensa, Donald Trump não profere, em momento algum, as declarações presentes no vídeo viral. O Polígrafo também não encontrou online nenhuma notícia num meio de comunicação fidedigno ou qualquer relato credível de que o Presidente norte-americano tivesse feito o suposto anúncio noutra ocasião.
Vários elementos do vídeo indicam que se trata de uma versão editada do discurso de 30 de maio: as bandeiras, fotografias e a estatueta por trás de Trump estão nas mesmas posições que estavam na conferência de imprensa, mas a imagem está espelhada. A roupa do Presidente norte-americano também é exatamente a mesma e a posição das suas mãos é muito semelhante à do vídeo que circula no X.
Vários órgãos de fact-checking internacioinais como o Boatos.org e o Factly.in também verificaram a autenticidade do vídeo e chegaram à mesma conclusão: é falso.
Tudo indica, portanto, que Trump não anunciou a proibição de produção de automóveis Tesla nos EUA. O vídeo viral que mostra esse discurso do Presidente norte-americano foi manipulado.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: