O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Vídeo da BBC alerta para início de uma guerra nuclear entre a NATO e a Rússia?

Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn
Internacional
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Tem sido divulgado, nos últimos dias, um vídeo no Facebook que alerta para a guerra iminente entre a NATO e a Rússia e para o perigo de um ataque nuclear e até uma "Terceira Guerra Mundial". A BBC já desmentiu a autoria da suposta reportagem e as imagens estão a reaparecer nas redes sociais devido à tensão na região do Báltico.

“Notícia de última hora. Urgência nacional britânica. Guerra nuclear iminente. Veja o vídeo abaixo”, lê-se em inglês numa publicação no Facebook, de 20 de janeiro, que conta com milhares de partilhas. O post inclui um vídeo de cerca de quatro minutos, onde é possível ver o logotipo da BBC e a indicação de “breaking news”.

As primeiras imagens a aparecer são da suposta redação da BBC, depois surge um alegado jornalista que anuncia que houve um “grave incidente entre a Rússia e as forças da NATO” perto da Letónia. De acordo com o reportagem, a NATO teria bombardeado um avião russo, a família real britânica estaria a ser retirada para um lugar seguro e há, inclusive, um suposto alerta de emergência do Ministério da Defesa britânico que refere a ameaça de um ataque aéreo nuclear e aconselha a população a “procurar refúgio de imediato”.

O vídeo é autêntico? Não.

O vídeo partilhado é um excerto de um trabalho maior que não foi realizado pela BBC. Na verdade, trata-se de uma obra de ficção produzida por uma empresa irlandesa, Benchmarking Assessment Group, e remonta a 2016. Na altura, a empresa criou o vídeo para avaliar como “os seus clientes reagiriam a um cenário de desastre”.

As explicações sobre a origem da gravação foram dadas pela própria BBC, em 2018, quando as imagens se tornaram virais. No artigo, o canal de televisão britânico negou a autoria, explicou que o jornalista era, afinal, um ator chamado Mark Ryes, e que o trabalho era pura ficção.

[twitter url=”https://twitter.com/BBCNewsPR/status/986899650673332225″/]

Na altura, outros meios de comunicação também publicaram artigos sobre o desmentido da BBC, como os jornais “The Independent” e “The Telegraph“. A plataforma de fact-checking Snopes também verificou a informação.

Em suma, o vídeo é falso e trata-se de uma obra de ficção que volta agora a circular nas redes sociais devido à crescente tensão na região do Báltico. Também a Reuters e a Maldita classificaram a informação como enganadora.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Com o objetivo de dar aos mais novos as ferramentas necessárias para desmontar a desinformação que prolifera nas redes sociais que mais consomem, o Polígrafo realizou uma palestra sobre o que é "o fact-checking" e deu a conhecer o trabalho de um "fact-checker". A ação para combater a desinformação pretendia empoderar estes alunos de 9.º ano para questionarem os conteúdos que consomem "online". ...
Após as eleições, o líder do Chega tem insistido todos os dias na exigência de um acordo de Governo com o PSD. O mesmo partido que - segundo disse Ventura antes das eleições - não propõe nada para combater a corrupção, é uma "espécie de prostituta política", nunca baixou o IRC, está repleto de "aldrabões" e "burlões" e "parece a ressurreição daqueles que já morreram". Ventura também disse que Montenegro é um "copião" e "não está bem para liderar a direita". Recuando mais no tempo, prometeu até que o Chega "não fará parte de nenhum Governo que não promova a prisão perpétua". ...

Fact checks mais recentes

Um vídeo partilhado viralmente nas redes sociais mostra Lula da Silva a afirmar que existem 735 milhões de pessoas que passam fome e garante-se que estava a referir-se exclusivamente ao Brasil. As imagens e declarações são autênticas, recolhidas a partir de uma recente entrevista do Presidente do Brasil ao canal SBT News. Mas referia-se mesmo ao Brasil que, na realidade, tem 3,4 vezes menos habitantes? ...
Horas depois de ter ajudado à morte antecipada da eleição de José Pedro Aguiar-Branco à presidência da Assembleia da República, o líder do CDS-PP nega agora ter sido um dos principais intervenientes. Nuno Melo garante ter falado em causa própria quando disse que "não havia acordo" com o Chega, mas não é isso que mostra a conversa que teve com a SIC Notícias durante a tarde de ontem. ...