Tornaram-se virais imagens alegadamente captadas em Gaza que mostram a encenação de uma criança ferida na guerra do Médio Oriente. No vídeo, um menino aparece inicialmente deitado numa mesa entre escombros, mas depois levanta-se sorridente com a ajuda de dois homens e vê-se que tem o rosto pintado de vermelho. A certa altura, a mudança de ângulo da câmara revela o que parece ser uma equipa de produção.
Segundo publicações nas redes sociais, o vídeo teria sido produzido pelo Hamas com o intuito de sustentar a narrativa de agressão por parte de Israel.
“Vê como são feitos os vídeos das supostas vítimas dos atentados, produzidos pelo Hamas… Os t3rrorist@s usam as crianças que muitas das vezes com fome fazem o trabalho em troca de um pedaço de pão”, consta num “tweet” partilhado no X. Será assim?
Não. O vídeo foi gravado em 2022, ou seja um ano antes do início oficial do conflito, no âmbito de uma curta-metragem.
Através da marca d’água, a “AFP Checamos” localizou a conta do utilizador que publicou o vídeo. Trata-se de Mahmoud Maher Zaqout, um cinegrafista e fotógrafo em Gaza, que partilhou a publicação no Tiktok a 15 de fevereiro de 2022 com a descrição: “Novo filme”.
Há pouco mais de um ano, o fotógrafo desmentiu a alegação de um político israelita que disse que o vídeo mostrava uma criança de Gaza a trabalhar para a falsa propaganda do Hamas. “São os bastidores de um filme antigo, filmado em 2022”, reiterou.
O filme completo (com 4:54 minutos) foi publicado em março de 2022, no âmbito do Dia Internacional da Defesa Civil Palestiniana. A curta-metragem teve como objetivo mostrar “a vida de um bombeiro” em homenagem à data comemorativa, explicou Zaqout à AFP.
Nos primeiros minutos, vê-se o menino a ser resgatado por um ator que interpreta um bombeiro da Defesa Civil de Gaza após uma explosão. A versão final não inclui a mesa em que o menino surge deitado no início da gravação viral, mas há vários elementos da cena que continuam presentes como os buracos na parede, a cadeira no chão e as roupas da criança.
No final do filme, lê-se em árabe: “O pacto. A porta para a humanidade permanecerá aberta enquanto nossos corações baterem. Direção Geral de Defesa Civil, Relações Públicas e Meios de Comunicação 2022”.
______________________________
Avaliação do Polígrafo: