No mesmo dia em que a Comissão Europeia lançou as previsões económicas para o ano de 2019, o polémico vice-primeiro-ministro e ministro do Interior italiano, Matteo Salvini, esteve na Radio1, da cadeia Rai, onde lhe foi pedido que comentasse a diferença entre a previsão para o crescimento do PIB da Comissão Europeia e a previsão do Governo. A Comissão previa um crescimento de 0,2% para 2019, o valor mais baixo da União Europeia, o governo italiano previa um aumento de 1%. Salvini recusou comentar a diferença, não poupando críticas à atividade da instituição europeia: "Eu não tenho interesse em falar sobre aqueles que nunca acertaram nas suas previsões, nos últimos dez anos."

Pode parecer impressionante, mas o site de verificação de notícias Fact Check Eu revela que Matteo Salvini está correcto. Na última década, as previsões de crescimento do PIB feitas pela Comissão Europeia para Itália nunca foram certeiras. Por exemplo, em 2009, a Comissão previa uma queda de 4,7%, na verdade, a descida foi de 5,5%; em 2010, a instituição europeia previa um crescimento de 0,7%, ele foi, na verdade, de 1,7%. Já em 2015, a previsão de crescimento era de 0,6%, o valor real acabou por chegar aos 0,9%. Em 2018, a Comissão Europeia previa um crescimento de 1,5%, ele foi, na verdade, de 1,1%.

europa
créditos: Pixabay

Os números apresentados pelo Fact Check Eu são claros e dão razão ao ministro do Interior. Porém, nos últimos 10 anos, o erro nem sempre revelou um menosprezo pelas capacidades económicas de Itália. Algumas vezes, a Comissão Europeia falhou porque foi otimista em relação ao crescimento do país do sul da Europa.

Quanto a Portugal, a situação é mais ou menos semelhante. Por exemplo, em 2009, a Comissão previa um crescimento de 0,1%, número que acabou por se transformar numa queda de 2,98%, com base nos dados reais. Em 2016, a instituição europeia previa uma subida no PIB de 1,7%, e acabou por ser de 1,93%. No ano passado, a previsão de crescimento era de 2,2% e acabou por ser de 2,16%, neste ano em particular, com uma margem de erro muito pequena.

Por fim, importa dizer que aquilo que a Comissão Europeia faz, tal como o nome indica, são previsões e, pelo facto de o serem, há sempre um risco associado de os números não se concretizarem, sobretudo porque o Produto Interno Bruto é uma conta muito sensível a diferentes dinâmicas, fenómenos e acontecimentos.

Avaliação do Polígrafo:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network