O primeiro jornal português
de Fact-Checking

Viagem entre Porto e Faro custa quatro vezes mais em portagens do que entre Vilar Formoso e Valência?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Numa publicação no Facebook, com milhares de partilhas, destaca-se que uma viagem de carro entre Vilar Formoso e Valência com passagem em Madrid custa nove euros em portagens. Por outro lado, numa viagem entre Porto e Faro, que é mais curta, o valor das portagens é de 44 euros.

Numa publicação de 4 de setembro no Facebook, um automobilista destaca que se paga cerca de quatro vezes mais em portagens entre Porto e Faro do que entre Vilar Formoso e Valência, em Espanha, com passagem por Madrid. No entanto, a viagem até ao sul de Espanha é 150 quilómetros mais longa do que a viagem em território nacional.

Segundo o autor publicação, a viagem entre Vilar Formoso e Valência com passagem em Madrid é de 700 quilómetros e paga-se nove euros em portagens. Já a viagem entre o Porto e a cidade algarvia de Faro tem 550 quilómetros de distância, mas o preço das portagens chega aos 44 euros. A publicação já acumula milhares de partilhas.

Confirmam-se estes valores?

O Polígrafo recorreu ao siteViaMichelin” (da conhecida fabricante de pneus francesa), especializado no planeamento de viagens.

A plataforma estima que o custo total da viagem entre Porto e Faro seja de 101,46 euros. Dos quais 53,91 euros seriam gastos em combustível (a opção escolhida foi gasolina) e os restantes 47,55 euros iriam para as portagens. Estes valores são referentes ao itinerário mais recomendado pelo “ViaMichelin”.

Relativamente à viagem entre Vilar Formoso e Valência, com passagem por Madrid, tem um custo total de 82,25 euros, de acordo com os dados do “ViaMichelin”. A maior fatia serve para pagar o combustível (68,90 euros, se for gasolina) e apenas 13,35 euros estão destinados a portagens.

Conclui-se que o post transmite informação verdadeira, apesar de ligeiras imprecisões nos preços das portagens.

__________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque