"Que país tão bom este Portugal mal habitado", ironiza-se numa das publicações da imagem em causa. Exibe um quadro em que se comparam os dados referentes a duas viagens de comboio: entre Lisboa e Porto, no Alfa Pendular, distância de 310 quilómetros percorrida em 2h35m, preço de 47,40 euros; entre Madrid e Barcelona, no AVE (Alta Velocidade Espanhola), distância de 620 quilómetros percorrida em 2h30m, preço de 16 a 21 euros.

Os dados estão corretos? É verdade que uma viagem de Alfa Pendular entre Lisboa e Porto pode custar duas vezes mais do que no AVE entre Madrid e Barcelona?

No que respeita à distância entre as referidas cidades e o tempo de viagem - respetivamente no Alfa Pendular e no AVE -, confirma-se que os dados estão corretos.

Aliás, de acordo com a informação disponível nas páginas da CP - Comboios de Portugal e da Renfe Operadora, as viagens do Alfa Pendular entre Lisboa e Porto até costumam demorar 2h58m - ou seja, acima das 2h35m indicadas no quadro.

Mas há variantes a ter conta, desde as estações de partida e chegada até aos dias e horários de viagem, que resultam em diferentes tempos, ainda assim próximos dos que aparecem no quadro sob análise.

Quanto aos preços, de facto, desde 1 de janeiro de 2024 que no Alfa Pendular entre Lisboa e Porto custam 47,40 euros na "classe conforto". No entanto, na "classe turística" custam 33,90 euros, informação relevante que é ocultada na imagem.

No que respeita aos preços da viagem de AVE entre Madrid e Barcelona, depende dos dias, da antecedência da compra, da "classe" dos lugares, entre outras variantes. De acordo com uma pesquisa realizada hoje (4 de fevereiro) na página da Renfe, estão disponíveis bilhetes de 15 euros para determinadas opções, implicando a antecedência de uma semana na compra.

Esse é o preço mais barato que foi detetado na pesquisa. Na maior parte dos dias e horários, porém, os preços mínimos sobem para 20 a 30 euros.

Apesar de todas as variantes e oscilações, parece ser seguro concluir que o preço mais barato no Alfa Pendular é de 33,90 euros, ao passo que no AVE é frequente ter acesso a bilhetes por metade desse valor (ou até menos) na viagem entre Madrid e Barcelona, em que se percorre o dobro da distância em menos tempo.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.