"Inaugurou-se o controlo na Via Verde. Atenção: Foi hoje inaugurado, em todas as Vias Verdes, o sistema de controlo de velocidade de passagem por radares de controlo. Não esquecer que o limite de velocidade de aproximação e passagem é de 60 km/h! Senão, carta apreendida e 150 euros de multa", lê-se na mensagem que se tornou viral no WhatsApp e outras redes sociais.

Trata-se de uma informação verdadeira ou falsa?

É uma informação falsa que circula desde há muitos anos nas redes sociais. O Polígrafo detectou, por exemplo, um post no Facebook com a mesma mensagem e datado de 3 de janeiro de 2013, acumulando mais de 26 mil partilhas.

Contactado pelo Polígrafo, o gabinete de comunicação da Via Verde garante que não passa de "um boato que circula há mais de 10 anos" e já foi desmentido várias vezes pela empresa.

Aliás, a persistência desta fake news já levou a empresa a publicar um esclarecimento na secção de perguntas frequentes na sua página de apoio ao cliente, garantindo que "a Via Verde não tem radares instalados nas portagens, nem tem competência para exercer uma atividade de fiscalização do trânsito".

Na mesma nota realça-se que "apenas as autoridades de viação e trânsito, nomeadamente a Brigada de Trânsito da GNR, têm competência legal de fiscalização e só estas autoridades têm e podem usar radares".

Por isso, a informação "segundo a qual terão sido inaugurados radares de controlo de velocidade em todos os corredores Via Verde, é um boato sem qualquer fundamento".

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network