"Agora conseguimos provar que ele não é racista, na verdade ele sente raiva dos ciganos porque entre ciganos não existe desejo sexual por crianças. Não há ciganos pedófilos. Já não se pode dizer o mesmo do André Ventura porque em plena assembleia da república a ver pornografia infantil diz muito sobre esta imitação de homem seu imbecil", lê-se na publicação em causa.

Verdade ou falsidade?

A imagem, que já foi vista por mais de 20 mil pessoas no Facebook, é falsa. Foi alvo de uma montagem. A fotografia original foi publicada no Instagram do deputado acompanhada da seguinte mensagem: "Em tempos difíceis como este nós não abandonamos o barco, nem deixamos os portugueses à sua sorte. Faremos o que nos for possível para corresponder às exigências da situação."

Contactado pelo Polígrafo para comentar a publicação em causa, André Ventura declarou: "É vergonhosa a situação a que chegámos. Já vale tudo. Não pode ser!"

Em suma, trata-se de outra fake news com o objetivo claro de denegrir a imagem do líder e deputado único do Chega.

***

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebookeste conteúdo é:

Falso: as principais alegações do conteúdo são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações “Falso” ou “Maioritariamente Falso” nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafoeste conteúdo é:

Notificações

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network