Acompanhada de uma fotografia dos dois vencedores, com os respetivos cheques-prémio, a descrição do post nota ainda que "na WSL (World Surf League) desde 2014 que os prémios em competição são iguais". Mas será verdade que o prémio difere consoante o sexo do vencedor, ainda que as condições sejam as mesmas?

Surf

Natacha Vieira e Ivo Cação foram os grandes vencedores do terceiro dia da Liga MEO Surf 2021, na Figueira da Foz. Em comum, o facto de levarem para casa o título de Figueira Best Surfer e de terem competido em condições igualitárias. Mas enquanto Ivo Cação foi premiado com um total de 1000 euros, o cheque de Natacha Vieira correspondia apenas a metade do valor.

Contactada pelo Polígrafo, a Associação Nacional de Surfistas (ANS) confirma a disparidade nos valores atribuídos na Figueira da Foz. No entanto, defende que “nos restantes prémios desta categoria atribuídos ao longo da época desportiva (melhor surfista local, atribuído também nas etapas de Sintra e Ericeira), todos são equitativos”.

“Ao nível das premiações, havendo equidade em muitos casos e até atribuições exclusivas ao feminino, trabalhamos para que a convergência venha a ser progressiva com base na evolução da adesão e da realidade desportiva”, revela a ANS, acrescentando que a associação e os seus patrocinadores “estão empenhados em dar as mesmas oportunidades à competição masculina e feminina, seja no plano desportivo e/ou na sua divulgação, o que já acontece em pleno”

Apesar de enumerar uma série de prémios favoráveis às concorrentes femininas, como por exemplo o “prémio exclusivo feminino” ou ainda o “prémio de disputa mista”, que a ANS afirma ser “mais favorável no feminino porque o grau de dificuldade é distinto, com maior exigência no masculino”, a associação garante que “este [Figueira Best Surfer] também o será na sua próxima edição”.

Apesar de, em 2014, a WSL ter estabelecido que todos os surfistas, homens e mulheres, passariam a ganhar o mesmo valor médio em prémios – só em 2019 é que foi conseguida a igualdade de premiação, desta feita em todos os campeonatos (Championship Tour, Longboard Tour, World Junior Championships e Big Wave Tour).

Assim, é verdade que Natacha Vieira recebeu um cheque-prémio no valor de 500 euros, metade do montante do vencedor homem. É também verdade que esta atribuição desigual teve por base o sexo do participante, algo que não se verificará nas próximas edições, segundo a ANS.

_________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Verdadeiro: as principais alegações do conteúdo são factualmente precisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Verdadeiro" ou "Maioritariamente Verdadeiro" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Verdadeiro
International Fact-Checking Network