O primeiro jornal português
de Fact-Checking

“Vamos ter 61 suínos na Assembleia da República”. Imagem que cita Mamadou Ba é verdadeira?

Política
O que está em causa?
Circula nas redes sociais uma imagem manipulada sobre Mamadou Ba. Segundo este recorte de jornal, o ativista terá dito que entraram "61 suínos" na Assembleia da República, referindo-se aos deputados do Chega. Apesar de já o ter dito no passado, esta nova citação não passa de uma montagem.

“Vamos ter 61 suínos na Assembleia da República. A luta não será na AR, mas na rua! Preparem-se!”. Será que esta frase pode ser atribuída a Mamadou Ba, dirigente do SOS Racismo?

Este recorte, em tudo semelhante a uma capa do jornal “i”, está a ser partilhado nas redes sociais desde domingo, dia em que o Chega elegeu 58 deputados à Assembleia da República. As contas ainda não estão fechadas e com os último circulos o partido pode mesmo consolidar-se como segunda força política em Portugal (com 61 ou 62 deputados).

A 3 de fevereiro de 2022, a capa do “Inevitável” era a seguinte:

À data, Mamadou Ba tinha partilhado nas redes sociais as seguintes palavras: “Vamos ter 11 suínos na Assembleia da República, entre eles, um terrorista assassino de extrema-direita. A luta (…) será na rua.” O Polígrafo assinalou, inclusive, que o polémico tweet de Mamadou Ba era passível da prática do crime de difamação, agravada pelo meio em que foi praticado, mas não poderia ser considerado como dirigido a órgão de soberania nem como incitamento ao ódio e à violência.

Há sete dias, Ba escreveu no Facebook, referindo-se ao partido de André Ventura: “A saída nojenta e ciganofóbica daquela cabeça de martelo e puxa-saco do fascista prova simplesmente que tratá-los por suínos é mais uma ofensa aos porcos do que um qualquer insulto.” No entanto, a imagem que agora circula nas redes sociais é fabricada e, por isso, falsa.

__________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Em destaque