Quando disputaram a corrida à nomeação como candidato/a do Partido Democrata à Presidência dos Estados Unidos da América (EUA), Kamala Harris e Joe Biden enfrentaram-se em debates que contaram a participação de vários outros candidatos. Terá sido num desses debates que a então senadora da Califórnia terá dito a frase em causa, dirigida ao antigo vice-presidente dos EUA.

"Vais fazer tudo o que os chineses mandarem! Eles deram ao teu filho mais de mil milhões de dólares!" Assim se destaca a suposta citação de Harris em múltiplas imagens partilhadas por milhares de perfis no Facebook e no Twitter.

Harris que viria a desistir da corrida à nomeação do Partido Democrata, acabando por aceitar o convite do vencedor, Biden, para ser candidata a vice-presidente dos EUA. Essa candidatura do Partido Democrata triunfou nas eleições presidenciais dos EUA que se realizaram em novembro de 2020, com Biden e Harris a sucederem a Donald Trump e Mike Pence nos respetivos cargos.

A suposta citação de Harris está a ser difundida nas redes sociais como uma prova de que Biden, agora como Presidente dos EUA, não defende os interesses dos norte-americanos perante a China. Mas será que a citação é autêntica?

A imagem foi captada num debate entre os candidatos à nomeação do Partido Democrata que se realizou em junho de 2019, na cidade de Miami, Flórida. Consultando a transcrição do debate não encontramos tal citação de Harris, nem sequer qualquer referência à China.

No entanto, Harris participou em mais quatro debates das eleições primárias do Partido Democrata, até à sua desistência da corrida. A PolitiFact, plataforma norte-americana de verificação de factos, analisou todos esses debates e também não encontrou a suposta citação de Harris, mesmo quando se dirigiu a Biden com interpelações e críticas.

De facto, Harris só proferiu afirmações sobre a China num debate realizado em setembro de 2019, na cidade de Houston, Texas, quando foi questionada pelo jornalista moderador sobre em que é que a sua política comercial se diferenciaria da que foi implementada por Barack Obama, Presidente dos EUA ainda em exercício do cargo naquela altura.

"É uma relação complicada. Temos que responsabilizar a China. Eles roubam os nossos produtos, incluindo a nossa propriedade intelectual. Eles despejam produtos de baixa qualidade na nossa economia. Eles precisam de ser responsabilizados", disse então Harris.

Trata-se portanto de uma citação apócrifa ou falsa.

___________________________________

Nota editorial: este conteúdo foi selecionado pelo Polígrafo no âmbito de uma parceria de fact-checking (verificação de factos) com o Facebook, destinada a avaliar a veracidade das informações que circulam nessa rede social.

Na escala de avaliação do Facebook, este conteúdo é:

Falso: as principais alegações dos conteúdos são factualmente imprecisas; geralmente, esta opção corresponde às classificações "Falso" ou "Maioritariamente Falso" nos sites de verificadores de factos.

Na escala de avaliação do Polígrafo, este conteúdo é:

Assina a Pinóquio

Fica a par de todos os fact-checks com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Recebe os nossos alertas

Subscreve as notificações do Polígrafo e recebe todos os nossos fact-checks no momento!

Em nome da verdade

Segue o Polígrafo nas redes sociais. Pesquisa #jornalpoligrafo para encontrares as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network