"Vagabundo! Vagabundo! Vagabundo!" Assim se ouve gritar por cima de imagens de Luiz Inácio Lula da Silva, antigo Presidente do Brasil e recandidato ao mesmo cargo, no que parece ser uma iniciativa de campanha eleitoral em Natal, capital do Estado de Rio Grande do Norte.

"O campeão nas pesquisas sendo recebido carinhosamente" ou "a voz do povo é a voz de Deus" são alguns dos comentários irónicos associados às partilhas do clip de vídeo (pode ver aqui e aqui, entre muitos outros exemplos) que surgiu no TikTok e está a ser partilhado por milhares de pessoas, do Brasil a Portugal, em diversas redes sociais.

No entanto, através de ferramentas de análise como a "TinEye" e a "InVID" apuramos que as imagens do clip têm origem num vídeo do Canal UOL, publicado no YouTube a 16 de junho de 2022, que não regista quaisquer gritos de "vagabundo" ou outros insultos dirigidos a Lula da Silva.

Pelo que as imagens são reais, mas o áudio do clip difundido nas redes sociais foi claramente adulterado.

"O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) iniciou nesta quinta-feira (16) uma visita de três dias ao Nordeste. Em Natal, Maceió e Aracaju, ele vai se encontrar com governadores e líderes políticos pela primeira vez desde que formalizou a pré-candidatura junto ao vice Geraldo Alckmin (PSB). Lula iniciou a viagem em Natal, onde deve participar da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Consórcio Nordeste", descreve-se no vídeo original do Canal UOL.

Entretanto, a AFP Checamos verificou também o clip de vídeo e chegou à mesma conclusão:

"Um vídeo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo recepcionado por apoiadores em Natal (RN) circula de maneira equivocada nas redes, sendo compartilhado mais de 50 mil vezes desde junho de 2022. Na versão viralizada foi adicionada uma camada de áudio com gritos de 'vagabundo' que teriam sido proferidos contra o candidato das eleições de outubro. No entanto, trata-se de uma montagem: na gravação original, Lula não é recepcionado com vaias nem xingamentos".

___________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Manipulado
International Fact-Checking Network