Qual é a relação lógica entre as vacinas contra a Covid-19 e as alterações climáticas? A resposta não parece ser evidente, mas a imaginação dos criadores de fake news parece ser uma fonte inesgotável de desinformação.

"Vacinas para as alterações climáticas... Não às agendas! Obrigado", comenta-se numa das partilhas da "notícia" que está a ser difundida nas redes sociais como se fosse verdadeira. É uma suposta notícia da Sky News, estação de televisão do Reino Unido, no contexto das ondas de calor que têm assolado o território britânico.

"O que vale é que não há um dia monótono no manicómio. Pessoal, toca a arregaçar as mangas, para combater as 'alterações climáticas'. Como? Perguntam vocês! A Sky News explica! Ora, para combater as 'alterações climáticas' e prevenir coágulos sanguíneos decorrentes das temperaturas altas (...), têm de ir tomar mais uma sopinha estragada, por causa da variante mitológica", lê-se noutro post com origem em Portugal e que mostra a imagem da "notícia".

"Onda de calor no Reino Unido: Vacinas podem ser a forma de combater as crises climáticas", realça-se no título (em tradução livre a partir do original em língua inglesa) da "notícia".

"Tomar a vacina contra a nova variante Centaurus [da Covid-19] poderá ajudar a combater as alterações climáticas. (...) 'Vencer as alterações climáticas só poderá realizar-se quando todos tomarem as vacinas'. (...) 'Fonte alega que temperaturas quentes de 40 graus podem causar coágulos de sangue, neste Verão, entre a população'", acrescenta-se.

Contudo, o facto é que não encontramos vestígio de tal notícia na página da Sky News, ou qualquer registo em motores de busca como o Google.

Por outro lado, a Reuters confirmou junto de um porta-voz da referida estação de televisão britânica que essa notícia simplesmente não existe, nunca foi publicada no site nem transmitida.

Ou seja, não passa de uma falsificação.

________________________________________

Avaliação do Polígrafo:

Assine a Pinóquio

Fique a par dos nossos fact checks mais lidos com a newsletter semanal do Polígrafo.
Subscrever

Receba os nossos alertas

Subscreva as notificações do Polígrafo e receba os nossos fact checks no momento!

Em nome da verdade

Siga o Polígrafo nas redes sociais. Pesquise #jornalpoligrafo para encontrar as nossas publicações.
Pimenta na Língua
International Fact-Checking Network