O primeiro jornal português
de Fact-Checking

União Europeia exporta mensalmente cerca de 150 mil toneladas de resíduos plásticos?

Sociedade
Este artigo tem mais de um ano
O que está em causa?
Em publicação no Facebook exibe-se um gráfico com dados sobre os maiores poluidores de plástico no Oceano, a partir do qual se destaca que "a Europa exporta todos os meses 150 mil toneladas de lixo plástico". Verdadeiro ou falso?

O post divulgado no dia 19 de fevereiro apresentada um gráfico com dados sobre a quantidade de plástico que vai parar ao oceano e quais as dimensões pelas quais cada país (os 10 maiores poluidores) são responsáveis.

Sob o título de “Maiores poluidores de resíduos plásticos no Oceano”, o gráfico indica uma estimativa anual medida em toneladas dos 10 países mais poluidores – Filipinas, Índia, Vietname, Malásia, Bangladesh, Indonésia, Myanmar, China, Brasil, Tailândia – e ainda uma parcela relativa ao resto do mundo.

No entanto, não há qualquer referência à Europa de forma isolada. Esta é representada pela fatia do gráfico que engloba “o resto do mundo” e que se traduz em mais de 176 mil toneladas.

Começando pelo gráfico, este foi desenvolvido por Louis Lugas Wicaksono com dados de um trabalho de investigação da equipa de Lourens J.J. Meijer para destacar os 10 principais países que emitem poluentes plásticos no oceano. Já o trabalho de investigação onde foram recolhidos os dados foi publicado na revista científica – revista por pares – Science Advances em 30 de abril de 2021.

Portanto, com base nestes dados, conclui-se que as Filipinas, Índia e Malásia lideram o top 10 de países mais poluidores. Em termos comparativos, as Filipinas poluem mais (356 mil toneladas) do que o resto do mundo (onde não se incluem estes 10 países acima referidos).

Não há nenhuma referência à quantidade de resíduos plásticos exportados pela Europa nem no gráfico de Wicaksono nem na investigação da equipa coordenada por Meijer.

Olhando para a alegação de que a Europa exporta mensalmente 150 mil toneladas de resíduos plásticos, podemos encontrar este dado num artigo da Agência Europeia do Ambiente (AEA) que se baseia num relatório do Centro Temático Europeu sobre Resíduos e Materiais numa Economia Verde (ETC/WMGE) da AEA.

De facto, “a União Europeia exportou cerca de 150 mil toneladas de resíduos de plástico por mês”, mas isto no início de 2019. Estes são os dados mais recentes a este respeito publicados na AEA, mas já contam com quatro anos.

____________________________

Avaliação do Polígrafo:

Partilhe este artigo
Facebook
Twitter
WhatsApp
LinkedIn

Relacionados

Fact checks mais recentes